terça-feira, 31 de julho de 2007

Gulbenkian: muito mais que uma fundação

Há dois anos, com a colaboração da Universidade do Porto, a Gulbenkian iniciou o processo com vista à declaração das instalações da Fundação como "edifício saudável e ambientalmente relevante". O primeiro passo foi um levantamento sobre a eficiência energética do edifício. Depois traçou-se um plano de intervenção com as necessidades e melhoramentos a fazer nas instalações técnicas da Fundação, como por exemplo, a substituição do velho quadro eléctrico.
Osório Tomás, responsável pelas instalações técnicas da Gulbenkian, explica que o novo quadro tem contadores parciais que permitem saber quanto, como e onde se está a gastar electricidade, e "introduzir alterações na exploração que se vão traduzir em substanciais poupanças de consumos energéticos".

Num edifício como o da Gulbenkian, a utilização de ar condicionado representava mais de metade do consumo de electricidade. Por isso, também os aparelhos de ar condicionado dos anos 60 foram substituídos por equipamentos mais eficientes.
Os elevadores também vão ser renovados. Por enquanto, ainda consomem 5 vezes mais no arranque do que no funcionamento normal.

A substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas também está em curso. O hall do museu já tem iluminação mais eficiente.

A iluminação da fachada à noite passou a ser feita com LED (Light Emitting Diode), que são dispositivos electrónicos que consomem menos de um décimo da electricidade dos projectores com lâmpadas de incandescência.
"Os primeiros resultados são bastante animadores", garante Repolho Correia.

Nos primeiros 4 meses deste ano, a Gulbenkian já conseguiu reduzir o consumo de energia em cerca de 8 %. A meta da Fundação é de 10% até ao final de 2007.

A próxima fase poderá passar pela utilização da energia solar térmica para o aquecimento de água, que actualmente é feito por uma caldeira a gás natural.

Para além das medidas de fundo, que incluem uma auditoria externa à eficiência do edifício, a Gulbenkian está a apostar na sensibilização e mobilização dos funcionários.

A semana passada, os trabalhadores foram surpreendidos por uma campanha cujo mote é "energia. use com inteligência". Cartazes colados nas paredes e nos elevadores, e folhetos colocados em cima de cada secretária apelam à utilização racional da energia. As mensagens são simples: "apague a luz e o computador quando deixa uma sala vazia", ou "só use o elevador se tiver de subir mais do que um piso ou descer mais do que dois".

Para o exterior, a Gulbenkian também tem em curso, desde o ano passado, um programa ambiental. O Programa Gulbenkian Ambiente, com a coordenação científica de Viriato Soromenho-Marques, relaciona as questões ambientais com a saúde, as novas tecnologias e a cidadania, através por exemplo de conferências, seminários, de um Portal na Internet e do financiamento de projectos científicos.
Com 50 anos de vida, a Fundação Calouste Gulbenkian assume-se como defensora do desenvolvimento sustentável e quer sensibilizar os cidadãos (funcionários e público em geral) para os efeitos das alterações climáticas no ambiente e na vida humana.




in Terra Alerta Sic Blog

1 comentário:

Miss D disse...

Cara Ana,
Passei por aqui para te felicitar pelo fantástico blog, que é muito útil por sinal...!
Muitos Parabéns!
Continuação de um Bom Trabalho!

Saudações Marketeers