terça-feira, 10 de julho de 2007

Green Marketing


Como não poderia deixar de ser,o tema do Marketing será certamente abordado frequentemente neste blog,ou eu não" puxasse a brasa à minha sardinha".
Este post é sobre o Green Marketing ou Marketing Verde,um termo em voga actualmente.
E o que é ,afinal, o Marketing Verde?
A pesquisa que fiz não tornou mais fácil a sua definição,uma vez que não é um conceito muito simples de definir.
O Green Marketng incorpora diversas actividades tais como a modificação do produto,alteração do processo de produção,alteração na embalagem e na publicidade de forma a minimizar o impacto ambiental no ambiente.
Existem muitas marcas que vão abordando a parte ambiental,uma vez que é uma problemática que preocupa(ou deveria preocupar) todos actualmente e porque,na maioria das vezes,os seus concorrentes também o fazem.
No entanto,o conceito de Marketing Verde vai mas além de uma embalagem que diz "reciclável","amiga do ambiente",etc.Este incorpora toda a filosofia da empresa e vai desde a concepção e design da embalagem até à comunicação que a empresa faz do seu produto.
Apesar de algumas empresas já se renderem ao Green Marketing,o poder para a mudança reside essencialmente nos consumidores.
Por isso apelo à revolta dos consumidores:evitem produtos de países altamente poluidores(o melhor exemplo é a China e os EUA),reclamem com as vossas marcas de eleição quando lançam produtos que poderiam ter alternativas mais ecológicas(por exemplo a embalagem,eu tenciono fazer isso com a Trident),ou outras medidas,mas revoltem-se com quem não respeita o planeta!
O consumidor tem o poder,logo se exigirmos às marcas alternativas sustentáveis,elas terão que se sujeitar.
Em todo o caso,as marcas que não adoptarem esta filosofia não sobreviverão,pois esta não é um mero capricho,mas sim uma necessidade do planeta e de todos os seus habitantes.



Sem comentários: