quarta-feira, 25 de julho de 2007

Top ten

O Topten é uma ferramenta de pesquisa on-line, que pretende orientar o consumidor na escolha de equipamentos que utilizamos no nosso dia-a-dia que consomem energia: desde electrodomésticos e lâmpadas, a automóveis.
O site Topten.pt tem sido alvo de milhares de consultas diárias por parte dos consumidores que querem fazer a melhor escolha em termos ambientais e principalmente em termos de eficiência energética.
Para quem quer comprar carro,o Topten.pt analisou todos os veículos novos vendidos actualmente no mercado português e identificou os dez melhores automóveis para cada classe.
Os critérios de ordenação dos veículos incluíram as emissões de dióxido de carbono, causadoras do agravamento de efeito de estufa e consequentes alterações climáticas, a emissão de outros poluentes do ar, o ruído causado e ainda o uso de recursos, reflectindo a reciclagem que é possível efectuar dos materiais do veículo.

Os veículos estarão divididos por classes: mini-carros, pequenos carros, compactos, classe média, classe média superior, carrinhas cinco lugares, carrinhas de seis ou mais lugares.


O melhor automóvel identificado para cada uma das categorias foi o seguinte:


Categoria

Marca/Modelo

Mini-carros

Citroen C1 1.0i

Peugeot 107 1.0i

Toyota Aygo 1.0

Pequenos carros

Daihatsu Sirion 1.0

Compactos

Honda Civic Hybrid

Classe média

Toyota Prius 1.5 Hybrid

Classe média superior

BMW 520d Sedan/Touring

Carrinhas de 5 lugares

Ford C-MAX 1.6 TDCi 109cv

Carrinhas com 6 ou mais lugares

Opel Zafira 1.6 CNG

Peugeot 307 SW 1.6 HDI 110cv


Use preferencialmente o transporte colectivo; ao utilizar um automóvel procure partilhá-lo e faça uma condução ecológica.

in Topten.pt

Sem comentários: