domingo, 22 de julho de 2007

Carros híbridos:uma boa solução?


Será que os carros híbridos são uma boa solução para o problema da poluição atmosférica? Aparentemente e face à situação actual,em que só temos opção entre carros a gasolina e a gasóleo,esta parece ser uma opção para a redução de CO2 e diminuição da dependência do petróleo que já escasseia.
Já agora,para quem não sabe um automóvel híbrido é ,segundo o blog carros híbridos,um veículo que integra duas fontes de energia num único veículo, combinando um veículo a combustão convencional com um veículo de motor eléctrico. Nos veículos actualmente no mercado, o motor de combustão, que tem como fonte um reservatório de combustível, pode accionar o gerador para carregar a bateria ou accionar directamente as rodas. A bateria armazena a energia eléctrica produzida pelo motor de combustão, fornecendo-a ao motor eléctrico que a transforma em energia mecânica.
Em Portugal, existem apenas 3 carros híbridos no mercado, o Toyota Prius HSD e o Honda Civic IMA, ambos a gasolina, com várias motorizações.
Parece uma óptima ideia, não parece?
No entanto, eu li recentemente no blog Tertúlias sobre a existência de um táxi solar em que as baterias do carro são carregadas com energia solar. De construção simples, o painel integra os elementos de controle mais necessários para a segurança: faróis, buzina, sistema eletrónico, limpa de pára-brisa e nível de carga dos acumuladores.
Então a minha questão é, se já existe a tecnologia de veículos solares porque ela não é explorada e comercializada pelas grandes marcas automóveis?
Já todos sabemos que as marcas atrasam a introdução de inovações para proveito próprio,mas será aqui o caso? Para mim o interesse dos produtores e exploradores de petróleo que está por detrás desta situação.
É que pelo menos os transportes públicos deveriam integrar esta tecnologia.
Li já há alguns anos que um professsor de História do Norte do país alterou o seu carro para ser alimentado a óleo de fritos.Conseguia fazer 200Km com apenas um litro de gasóleo e o restante em óleo,sem perder rendimento.
Se um professor de história consegue fazer isto,os grandes engenheiros das grandes marcas não conseguem fazer um veículo totalmente movido a energias renovaveis?Simplesmente não acredito!
É que a grande questão aqui é a saúde de todos nós, assim conmo a sobrevivência do planeta e da espécie humana.Os argumentos económicos não podem e não devem ser utilizados.
Eu devo ser um alien ao considerar que a minha saúde e bem-estar não tem preço!
Outra das soluções para a poluição provocada por meios de transporte pode ser por exemplo o uso da bicicleta,algo muito habitual em vários países da Europa,como é o caso da Holanda, em que toda a gente anda de bicicleta faça chuva ou faça sol.
Porque não conseguimos implementar esta cultura em Portugal?Porque não educar e estimular as pessoas a utilizar este meio de transpote?Claro que existem situações que devem ser melhoradas comno acessibilidades,etc ,mas porque não investir nisto no nosso país?
Já sei que existem algumas cidades em que esta prática é mais dificil de implementar,como é o caso da Covilhã.No entanto,a zona mais nova da cidade é bastante plana e podia-se estimular o uso da bicicleta nesta zona.
Há alguns meses atrás vi na televisão uma autarquia que colocou os seus colaboradores a andar pela cidade de bicicleta para desempenharem as suas funções.Numa época em que as autarquias estão altamente endividadas,não se deveria pensar neste tipo de soluções ,que não só ajudam o meio ambiente,como as finanças?
E já agora também não vejo motivo para que os carros disponibilizados para presidentes das Câmaras e afins tenham te ser sempre carros de elevada cilindrada(logo mais poluentes),como é o caso de Castelo Branco,que conduz um Volvo.Não deveriam ser estas as primeiras pessoas a dar o exemplo?
O nosso país ainda pensa pequeno,mas se não alargar rapidamente os horizontes,as consequẽncias serão graves.
Peço desculpa pelo tamanho exagerado do post,mas este é um assunto que me revolta bastante.Por isso toca a mudar mentalidades!

Sem comentários: