sábado, 21 de julho de 2007

Bioetanol em Idanha-a-Nova

A Global Green, uma plataforma internacional criada para promover os biocombustíveis e as energias renováveis, quer estrear-se em Portugal com a construção de uma unidade de produção de bioetanol em Idanha-a-Nova, num investimento de 140 milhões de euros.

O objectivo é aproveitar as antigas terras de produção de tabaco para fazer crescer cana-de-açúcar e tirar partido da experiência para lançar projectos semelhantes noutros países europeus.

«Temos vindo a estudar uma variedade de cana que é originária da região da Papua Nova Guiné e que, apesar de nos encontrarmos fora das latitudes habituais desta produção, está a revelar resultados bastante positivos», explica ao jornal Água & Ambiente José Monteiro, investigador da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, uma das entidades ligadas a este projecto, que contou também com o apoio da comunidade científica da Índia.

O projecto já foi apresentado ao Governo mas ainda não recebeu «luz verde» para avançar. Os promotores querem que a fábrica possa estar a funcionar ainda em 2008. A produção da cana-de-açúcar, que já começou a nível experimental numa área com quatro hectares, deverá avançar ainda já ano.

Esta é uma boa notícia para a região,não só do ponto de vista ambiental,mas também para dinamizar esta zona que está a ficar empobrecida.Espero por mais.

in Portal do Ambiente

Sem comentários: