segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Conferência Mundial reúne representantes de 150 países

Peritos e responsáveis políticos de 150 países participam a partir de hoje na III Conferência Mundial sobre o Clima, em Genebra, onde deverá ser criado um quadro global para os serviços de clima que reúna dados de observação e investigação à escala mundial.

O objectivo é ajudar os governos, através do aperfeiçoamento dos serviços de observação do clima, a adoptar medidas que ajudem os países a adaptar-se da melhor forma às alterações climáticas e a reduzir o impacto destas mudanças, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), a entidade organizadora do encontro, que decorre na Suíça entre 31 de Agosto e 4 de Setembro. Portugal será representado nesta conferência pelo presidente do Instituto de Meteorologia (IM), Adérito Serrão, e pelo secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa.

“Cada vez mais se reconhece que há uma ligação bastante provável entre a elevação das temperaturas e a acção humana”, comentou Adérito Serrão, lembrando que “a temperatura média em Portugal está a subir a uma razão superior à da Europa (0.4º Celsius por década, desde a década de 70)”.

Nesta conferência, que contará com a presença do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e de chefes de Estado e de Governo de vários países, deverá ser criado um quadro global para os serviços de clima que reúna dados de observação e de investigação à escala global, apresentados por várias organizações. "Há necessidade de criar um quadro global que faça reproduzir e integrar toda esta informação [dados de observação e investigação] e que seja possibilitado o acesso desta informação a uma escala mais local. Isto é, que os decisores políticos e o cidadão comum possam ter acesso não só às observações climáticas mas sobretudo às antecipações, aos cenários para estabelecerem medidas de adaptação tendo presentes os vários sectores onde o clima e as alterações possam gerar impactos", explicou.

Em Dezembro, as Nações Unidas organizam uma conferência em Copenhaga para decidir o sucessor do Protocolo de Quioto, que expira em 2012.

in Ecosfera Público

4 comentários:

Manuela Araújo disse...

Esperemos que os políticos tenham a noção de que é necessário objectivos ambiciosos. Vamos lá ver se a campanha 350 (que pretende que se estabeleça como meta a redução de CO2 na atmosfera para 350 ppm) faz algum efeito.

Ana disse...

Eu ainda tenho alguma esperança que os políticos se apercebam que os problemas ambientais são verdadeiros e podem atingir qualquer país e qualquer pessoa.
É necessário tomar medidas rapidamente e por muito que nós simples cidadãos realizemos iniciativas é sempre necessário virem de cima.

Guakjas disse...

Eu cá não tenho esperança nenhuma!

Desculpem o pessimismo, mas a culpa não é da UE nem dos USA, mas sim dos países emergentes (Brasil, China, India, Russia)

Com esses é q temos de nos preocupar acho...

Beijo

Ana disse...

Sim os países emergentes são fonte de preocupação,mas os EUA não ficam atrás.
É um dos países que mais desperdiça no mundo.
95% dos produtos vendidos nos EUA daqui a 6 meses estão no lixo...
É preocupante...