terça-feira, 11 de agosto de 2009

Invenção japonesa


Um dos grandes produtores de energia solar – ao lado dos EUA –, o Japão deu mais um passo em direção à substituição dos combustíveis fósseis por fontes de energia limpa. Nesta semana, a empresa nipónica Sanyo começou a comercializar, apenas no país asiático, um painel solar portátil capaz de recarregar pequenos electrodomésticos.

O Eneloop Portable Solar é uma espécie de carteira feita com células solares de silício, que vem com um receptor USB interno de energia. A ideia é que o usuário possa plugar pequenos dispositivos – como telemóveis e leitores mp3 – à entrada USB da carteira e, enquanto passeia pelas ensolaradas ruas japonesas, consiga recarregar os seus eletrodomésticos.

Segundo a Sanyo, a eficiência de produção energética da carteira varia de acordo com as condições do ambiente, mas, em geral, uma hora de recarga é suficiente para utilizar os aparelhos por até 40 minutos. E o Eneloop Portable Solar ainda possui um outro recurso, chamado de Mobile Booster, que permite que o usuário armazene energia solar para momentos de necessidade – como, por exemplo, dias de chuva.

in Blog Planeta Sustentável

Sem comentários: