segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Limpar o Mundo, Limpar Portugal


Sábado, dia 15 de Setembro, pelas 14h30, vão-se reunir os aderentes da campanha "Limpar o Mundo, Limpar Portugal" na rotunda da Bracalândia para, a partir daí, procederem à limpeza de acesso ao Bom Jesus e Sameiro.

Esta actividade, conhecida internacionalmente por “Clean up the world”, está aberta ao público em geral, para o que basta comparecer no local indicado. Para tal será conveniente levar calçado e roupa confortável, chapéu ou impermeável (dependendo do estado do tempo), água e luvas resistentes.
O Núcleo agradece publicamente a colaboração da Agere (que oferecerá os sacos plásticos e procederá à recolha dos RSU), da Braval e da Câmara Municipal de Braga - Pelouro do Ambiente (que cederão as luvas) e do Carrefour (que oferecerá águas e lanches), bem como do CNE que se apresentará com cerca de uma centena de jovens participantes.

Por acaso a minha cidade também já precisava de uma actividade destas.Quando se olha atentamente para o chão constata-se tristemente que há pessoas que ainda não conseguiram perceber que o lixo é para deitar no CAIXOTE.O Gervásio até conseguiu aprender a separar o lixo,o que significa que existem muitos espécimes humanos com capacidades intelectuais muito inferiores às de um simples macaco.

in Newsletter Quercus

4 comentários:

Pedro Gil disse...

acho que a parte final deste post não é de todo correcta. Castelo Branco ja foi uma das cidades mnais limpas do pais e não tenho esa informçao mas não deve andar mt longe de isso outra vez. E reciclar não é pa todos...eu ate posso dividir o lixo em casa, mas depois tnho de andar perto de 1km pa poder ter um ecoponto. n sei s m fiz entender...

Ana disse...

Não nego que Castelo Branco possa ter já sido uma das cidades mais limpas do país.No entanto,eu tenho feito caminhadas da minha casa até ao Modelo e por todo esse percurso vejo muito lixo no chão.Lixo de toda a espécie,fraldas,caixas,embalgens de brinquedos,etc.Também na zona da minha casa tenho constatado que existe muito lixo no chão.
O final do meu post critica directamente quem deita o lixo no chão,eu falei do Gervásio porque ele ATÉ foi capaz de separar o lixo.
De qualquer forma já conheces a minha opinião pessoal sobre a recicclagem.Não nos podemos desculpar com o facto de não termos um ecoponto ao pé de casa.Se não tivesses um caixote do lixo ao pé de casa também não ias deitar o lixo para um sítio qualquer,não é?
De qualquer forma eu aconselhava a mandares mail ao Presidente Mourão para ele resolver essa questão.
E-mail:joaquim.morao@cm-castelobranco.pt

Obrigada pelo comentário e desculpa o testamento.
beijinhos

Pedro Gil disse...

concordo na prespectiva de sñ tivesse um caixote do lixo ao pe não iria deitar (como é logico) o lixo para um sitio qualquer...mas em vez d levar um saco levava 5 sacos...certo??mas ok vou fazer isso...ah e o mais grave é que na minha rua há oficinas...na qual uma delas é de vidro e outra de um ferreiro...e ecoponto??nem ve-lo!ja informei uma vez a camara municipal com carta com registo de recepçao e resultados...nem ve los...mas td bem...eu continuo a dizer que o aumento de ecopontos iria tb aumentar o numero de pessoas a reciclar!o ser humano é preguiçoso por natureza...na minha opiniao!

Ana disse...

Concordo contigo que é muito grave uma rua como a tua não ter ecoponto,uma vez que tem oficinas que produzem os mais variados resíduos.
Manda mail ao Presidente na mesma,se ele não responder manda para o programa "Nós por cá" da Sic,que denuncia as mais diversas situações(ridículas) que acontecem no nosso país.E supresa das supresas,depois de aparecerem na televisão as situações são resolvidas em pouco tempo.
Não posso concordar coontigo no que diz respeito ao ser humano ser preguiçoso.ALGUNS seres humanos são preguiçoso,já existem muitos que se debatem por um mundo melhor e fazem os mais diversos esforços para poupar o ambiente,nem que para isso se tenham efectivamente de esforçar.
Poupar o meio ambiente não é algo fútil e que está na moda.É uma necessidade URGENTE.Provavelmente existem muitas pessoas que só se vão aperceber desta necessidade quando precisarmos de máscaras de oxigénio para sair à rua.
Ao contraŕio do que se possa pensar,esta não é uma realidade assim tão longíqua.A China enfrenta variados problemas devido aos Jogos Olímpicos que se irão realizar no próximo ano,uma vez que na opinião de alguns especialistas,fazer desporto em Pequim é altamente perigoso devido à intensa poluição atmosférica do país.