quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Bicicleta assistida electricamente

A UMA Bicycle é uma bicicleta assistida electricamente que tem de parar quando se atinge os 25 km/h e que obriga o utilizador a pedalar para que o motor funcione.
Este projecto integra-se no Desenvolvimento Urbano Sustentável de Aveiro (DEUSA),que pretende desenvolver um novo modelo de bicicleta que se adeque ao amibiente urbano.
Como elemento inovador e relevante na dominuição do impacto ambiental,utilizou-se uma pilha de de combustível de 300W com um reservatório de hidrogénio,na secção central do quadro.Este hidrogénio é obtido através da reformação do bio gás proveniente de uma ETAR,ou seja,uma fonte renovável de energia.
O quadro da bicicleta é reversível,permitindo duas configurações com o mesmo quadro.
Este programa funciona numa base de associativismo,sendo necessária a identificação do utente como forma de o responsabilizar pela utilização da UMA Bicycle,diminundo o vandalismo e promovendo uma correcta utilização do serviço.
Esta parece-me uma óptima ideia uma vez que não polui e como é assistida electricamente é bom para quem não quer (ou não pode) dispender muito esforço a pedalar.

in DN

Sem comentários: