domingo, 25 de maio de 2008

Sobre os aumentos dos combustíveis...

Todos estamos ao corrente dos sucessivos aumentos do preço dos combustíveis que têm acontecido ultimamente. Quais os motivos? Existem diversas teorias: a especulação, a queda do dólar, o aumento do consumo energético por parte da China, a diminuição das reservas de petróleo... Qual destas está correcta não sei, talvez todas contribuam de alguma forma para a subida do preço do crude. O que eu não consigo compreender é que como é que os governantes não começaram já a ter alternativas para combater esta crise? Que espécie de pessoas temos nós à frente dos destinos de Portugal?
Penso que se tivéssemos pessoas com visão teriam já pensado no impacto ambiental dos transportes, porque já há muito que ouvimos os especialistas falar dos problemas do aquecimento global e as suas causas.
Mas pronto, já sabemos que a causa ambiental não é sexy.E a causa económica? Nos anos 70 também já ocorreu uma crise do petróleo bastante semelhante à que está a acontecer actualmente.
Desde aí ninguém pensou que algo semelhante voltasse a acontecer? Não consigo compreender realmente que os governantes iluminados não tenham previsto algo semelhante, especialmente com os avisos sucessivos que as reservas de petróleo estão a acabar.
Aos nossos governantes com uma pala nos olhos eu sugiro diversas medidas para reduzir a dependência energética do país do exterior. Ora aí vai uma série de medidas:
  • Autocarros eléctricos para as cidades (já existem em Évora, porque não aplicar em todo o país?)
  • Autarquias com bicicletas/motas eléctricas/segway para os funcionários se deslocarem (já existe pelo menos uma em Portugal que o faz);
  • Impostos à entrada das cidades para os automóveis;
  • Construção de ciclovias;
  • Incentivos (a sério) para a compra de automóveis ou outros meios de transporte híbridos ou eléctricos;
  • Investimento em investigação de novas formas de combustível que não o petróleo;
  • Investimento nos bio-combustíveis.
Bem isto são apenas as sugestões de uma estudante de Marketing, imagino as sugestões de um especialista na área ambiental...
Porque será que não existe um interesse neste tipo de iniciativas? Será a golden share do governo na Galp ou a elevada receita que vem do ISP (imposto sobre o combustível)?
Qualquer uma delas é uma visão a curto prazo...

3 comentários:

P.B.A. disse...

Caros amigos,

Parabenizo os organizadores do blog pela iniciativa de divulgação e discussão de informações relacionadas ao meio ambiente.

Acabo de criar um blog: Portal Brasil Ambiental que trata de ciencia, tecnologia e entretenimento voltados a area ambiental. De uma conferida e uma resposta se possivel. O link esta ai em cima: P.B.A

Abraço,

Daniel

André Sobreiro disse...

Olá, sou assessor de imprensa do I Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade. Vocês conhecem o evento? Ele acontecerá nos dias 11 e 12 em Brasília e reunirá diversos especialistas no tema do mundo todo, inclusive Rajendra Pachauri e Muhammad Yunus, ganhadores de prêmio Nobel da Paz. Teriam interesse na pauta? Qualquer informação meu e-mail é andre@tramaweb.com.br

Abraços

P.B.A. disse...

Oi Ana!

Aqui em Brasília, além dos altos preços de combustíveis temos também um crescente e assustador aumento do numero de carros, além da pessima condição das pistas. Apesar de ser a capital do Brasil não se distingue muito das demais cidades do nosso pais.

Isso além de causar o decrescimo da qualidade ambiental, também prejudica muito a qualidade e vida.

Abraço,

Daniel