domingo, 25 de maio de 2008

Prémio para a cidade com melhor qualidade de vida



A Comissão Europeia vai atribuir anualmente a partir de 2010 o prémio «Capital Verde» a uma cidade da Europa que se destaque pela sua qualidade de vida em termos ambientais, foi anunciado esta quinta-feira em Bruxelas.

As candidaturas serão avaliadas com base em dez critérios ambientais, que incluem as alterações climáticas, os transportes, o ar, os resíduos e a água.

A data-limite para o envio das candidaturas ao título tanto para 2010 como para 2011 é 01 de Outubro próximo e o júri fará a sua escolha ainda antes este ano.

O prémio será atribuído a uma cidade que apresente um historial consistente de respeito por padrões ambientais elevados, que esteja permanentemente empenhada em pôr em prática medidas ambiciosas, que aposte na melhoria do ambiente e no desenvolvimento sustentável e que possa servir de modelo inspirador para outras cidades e promotor das melhores práticas em todas as demais cidades europeias.

As candidaturas para o prémio de 2010 e 2011 poderão ser apresentadas através da Internet e podem candidatar-se todas as cidades europeias com mais de 200 mil habitantes.

Com o lançamento deste prémio, Bruxelas quer incentivar as cidades europeias a tornarem-se locais mais atraentes e saudáveis - «próprios para viver».

Parece-me uma óptima ideia não só para as cidades que podem, assim, ter uma forma de diferenciação e atrair novos visitantes e habitantes que se preocupam com o ambiente.

Também é positivo para quem pretenda escolher uma cidade com qualidade de vida,uma vez que a cidade que ganhadora tem de obedecer a diversos critérios.

in IOL Diário

Sem comentários: