domingo, 4 de maio de 2008

Plástico no oceano


Uma equipa de oceanógrafos norte-americanos chama “sopa de plástico” aos cem milhões de toneladas de resíduos que flutuam no Oceano Pacífico desde o Japão ao Havai. Dizem que é a maior lixeira do mundo, com o equivalente a duas vezes o tamanho dos Estados Unidos. Está a ser acompanhada desde 1997 e, desde então, não tem parado de crescer.

O oceanógrafo Curtis Ebbesmeyer compara a lixeira flutuante a um ser vivo. “Move-se como um animal enorme”. Quando chega a terra, no arquipélago do Havai, a praia fica coberta de lixo.

Cerca de um quinto dos resíduos provêm de descargas de navios e de plataformas petrolíferas. O resto vem do continente.

Segundo a ONU, os resíduos de plástico são responsáveis pela morte de mais de um milhão de aves marinhas e mais de cem mil mamíferos marinhos por ano.

in Ecosfera Público

1 comentário:

Anónimo disse...

COMO O PODER CALORÍFICO DO PLÁSTICO É IGUAL AO DO PETRÓLEO, OU SEJA, SUA QUEIMA GERA A MESMA ENERGIA, COMO UTILIZADA NO JAPÃO PARA PRODUZIR ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DO PLÁSTICO RETIRADO DO LIXO, OU EM FORNOS DE SIDERURGICAS COMO NA ALEMANHA E JAPÃO TAMBÉM, ME PERGUNTO SE NÃO EXISTE UMA MANEIRA DE UTILIZAR TODO ESTE PLÁSTICO QUE ESTA SIMPLESMENTE BOIANDO NO OCEANO AO LADO DOS EUA, MAIOR CONSUMIDOR MUNDIAL DE ENERGIA ?