segunda-feira, 14 de abril de 2008

Câmaras apoiam "site" que ajuda a encontrar boleia para o trabalho


O "site" chama-se Carpool, foi lançado no mês passado e quer trazer para Portugal um conceito que, em alguns países, já existe há décadas: a partilha de carro nos percursos diários entre casa e trabalho, dividindo despesas e diminuindo o impacte ambiental.

A ideia é oferecer um espaço que permita encontrar facilmente pessoas que façam o mesmo trajecto e que se possam juntar num único carro. O primeiro passo é fazer o registo gratuito em carpool.pt e, de seguida, indicar no mapa (construído com base nas populares imagens de satélite do Google) o ponto de partida e o de chegada, bem como os dias e horário da deslocação. Depois, é esperar que surjam pessoas que façam o mesmo trajecto e estejam interessadas em partilhar a boleia.

O serviço permite também a cada utilizador definir um perfil pessoal, para que seja mais fácil encontrar os parceiros de viagem ideais: é possível a cada pessoa indicar a idade, se é fumador ou não, e o tipo de viatura que possui (isto, caso o utilizador seja condutor, porque há também quem não tenha carro e pretenda usar o Carpool para encontrar uma alternativa aos transportes públicos).

A actual versão do "site" conta já com o apoio de quatro câmaras municipais. Lisboa, Loures, Barreiro e Odivelas patrocinaram o Carpool com "cerca de 800 euros cada uma", revela Gingão. A verba serviu para pagar a um programador informático e custear o servidor onde o serviço está alojado.

in Ecosfera Público

Sem comentários: