quinta-feira, 9 de abril de 2009

Crise vai ajudar Portugal a cumprir Quioto


A crise económica vai ajudar no cumprimento das metas do Protocolo de Quioto, considera um especialista em alterações climáticas, sublinhando que Portugal está aquém dos objectivos de emissões de gases com efeito de estufa na área dos transportes e da eficiência energética.

«Com esta crise económica é provável que as emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) caiam muito na Europa. Provavelmente, vamos atingir os objectivos de Quioto antes de 2012, mas pelas piores razões: porque há crise económica, há pessoas desempregadas, há empresas que fecham», disse à Lusa Viriato Soromenho-Marques, conselheiro de Durão Barroso para a área da Energia e Alterações Climáticas.

Mesmo que Portugal tenha de comprar direitos de emissões, «actualmente, o preço da tonelada de carbono é muito baixo, por isso, é possível que se cumpra Quioto sem grandes custos, mas não há razões para estarmos muito contentes», acrescentou.

O ex-presidente da associação ambientalista Quercus e professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa assinala que, se por um lado, foi feito um «grande esforço» na produção de energia eléctrica a partir de fontes renováveis, noutros sectores, como a eficiência energética nos edifícios e os transportes, «a coisa correu muito mal».

«Temos cerca de 700 quilómetros de auto-estradas a mais, não há pessoas que as utilizem, isto é uma notícia escandalosa. No fundo, continuamos a ter uma estrutura de transportes baseada no automóvel particular, o que é um disparate», frisou.

Como já referi aqui algumas vezes a crise pode ter efeitos benéficos...

Eu tenho esperança que depois da crise as pessoas tomem consciência dos seus erros...

in IOL Diário

3 comentários:

Guakjas disse...

Olá

Por acaso vi exactamente isto na NS a revista do JN de sabádo


Beijos



PS: viste os links q te enviei?

Victor Gil disse...

Olá Ana.
Uma boa Páscoa. Muita paz, serenidade e ambiente.
Victor Gil

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL disse...

Olá Ana,

Agradecemos a sua colaboração no "Desenvolvimento Sustentável".

Informamos que o endereço do "Desenvolvimento Sustentável" foi alterado.

Pedimos portanto que actualize o link do "Desenvolvimento Sustentável" neste seu blog.

O novo endereço é http://sustentavel-desenvolvimento.blogspot.com/ .

Abraços e Boa Páscoa
J. Botelho