«Com esta crise económica é provável que as emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) caiam muito na Europa. Provavelmente, vamos atingir os objectivos de Quioto antes de 2012, mas pelas piores razões: porque há crise económica, há pessoas desempregadas, há empresas que fecham», disse à Lusa Viriato Soromenho-Marques, conselheiro de Durão Barroso para a área da Energia e Alterações Climáticas.
Mesmo que Portugal tenha de comprar direitos de emissões, «actualmente, o preço da tonelada de carbono é muito baixo, por isso, é possível que se cumpra Quioto sem grandes custos, mas não há razões para estarmos muito contentes», acrescentou.
O ex-presidente da associação ambientalista Quercus e professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa assinala que, se por um lado, foi feito um «grande esforço» na produção de energia eléctrica a partir de fontes renováveis, noutros sectores, como a eficiência energética nos edifícios e os transportes, «a coisa correu muito mal».
«Temos cerca de 700 quilómetros de auto-estradas a mais, não há pessoas que as utilizem, isto é uma notícia escandalosa. No fundo, continuamos a ter uma estrutura de transportes baseada no automóvel particular, o que é um disparate», frisou.
Como já referi aqui algumas vezes a crise pode ter efeitos benéficos...
Eu tenho esperança que depois da crise as pessoas tomem consciência dos seus erros...
in IOL Diário
3 comentários:
Olá
Por acaso vi exactamente isto na NS a revista do JN de sabádo
Beijos
PS: viste os links q te enviei?
Olá Ana.
Uma boa Páscoa. Muita paz, serenidade e ambiente.
Victor Gil
Olá Ana,
Agradecemos a sua colaboração no "Desenvolvimento Sustentável".
Informamos que o endereço do "Desenvolvimento Sustentável" foi alterado.
Pedimos portanto que actualize o link do "Desenvolvimento Sustentável" neste seu blog.
O novo endereço é http://sustentavel-desenvolvimento.blogspot.com/ .
Abraços e Boa Páscoa
J. Botelho
Enviar um comentário