terça-feira, 14 de abril de 2009

Clima: Gelo da Antártida está a derreter mais depressa do que se pensava


O Instituto Geológico dos Estados Unidos revelou que as alterações climáticas registadas no planeta estão a derreter os glaciares antárcticos muito mais rápido do que se pensava, tendo-se verificado o desaparecimento de uma plataforma de gelo inteira.

Segundo o instituto norte-americano, as últimas imagens de satélite mostraram que pelo menos uma das enormes plataformas de gelo da região desapareceu totalmente e outra perdeu 13 fragmentos com a superfície de cerca de 8.500 quilómetros quadrados.


"Esta análise proporciona o primeiro cenário detalhado das mudanças registadas nos glaciares e no gelo das costas da Antártida", explicou o secretário do Interior dos Estados Unidos, Ken Salazar.

"O rápido desaparecimento dos glaciares demonstra, uma vez mais, as consequências profundas que as alterações climáticas estão a registar no nosso planeta e que estão a ser mais rápidas do que se pensava", acrescentou.

"Esta continuada e contínua redução dos glaciares é uma chamada de atenção às mudanças que estão a ocorrer e para as quais é necessário estarmos preparados", alertou a especialista em glaciares do Instituto Geológico Jane Ferrigno.

"A Antártida tem um interesse especial porque contém cerca de 91 por cento de todos os glaciares da Terra e uma alteração em qualquer parte da plataforma de gelo pode significar grandes perigos para a sociedade", disse.


in Expresso


2 comentários:

lili disse...

olaaa :) cmg ta td bem e ctg? pode ser q sim, que haja casamento :P
olha deixo-t aqui um site que não sei se conheces, mas tem conteudos interessantes. ;) beijocas
http://www.got2begreen.com/

Guakjas disse...

Boas!

Já viste o link que te enviei?


Beijos


PS: já tinha visto este artigo exactamente no Expresso há uns dias! :P