domingo, 15 de junho de 2008

Repensar Portugal

Na minha opinião, o bloqueio dos camionistas em Portugal veio mostrar uma série de situações graves no nosso país.
Em primeiro lugar, veio mostrar a nossa dependência para com o exterior a vários níveis: energética, alimentar,etc.
Em segundo lugar, mostra que o nosso governo só negoceia um última instância,o que mostra falta de respeito para com o país e fraqueza. É importante referir que o resultado das negociações em nada favorecerá as empresas de transporte a longo prazo...
Em terceiro lugar, veio mostrar a ineficiência e ineficácia da distribuição em Portugal. Ao fim de alguns dias de bloqueio faltaram combustíveis e produtos no supermercado. E se o bloqueio durasse semanas? Se acontecesse algo mais grave como uma guerra ou atentado terrorista? Portugal desaparecia rapidamente com toda a certeza.
Penso que é necessário repensar toda a nossa estrutura. Não me refiro apenas à distribuição que tem de encontrar formas alternativas de combater estas falhas e gerir de forma eficiente os stocks. É necessário repensar a nossa política agrícola e de combustíveis.
Mais uma vez apelo à sustentabilidade. Pensar em energias renováveis, em formas alternativas de transporte de mercadorias e pessoas é a solução. Não podemos ser tão dependentes do petróleo, pois isso prejudica o ambiente e a economia.
Também deveriam ser pensados planos alternativos para quando situações destas surgem. Não se pode contar apenas com o famoso desenrascanço lusitano, não chega.
Em último lugar, sugiro um melhor aproveitamento das terras para cultivo, assim como incentivos para a actividade agrícola. Existem terras portuguesas a serem exploradas por espanhóis que por sua vez nos vendem os produtos dessas mesmas terras.
Solução? Eficiência e estratégia.

Sem comentários: