quinta-feira, 5 de junho de 2008

Dia mundial do ambiente


"Mude os seus hábitos! Rumo a uma economia com reduzida produção de carbono" é o slogan do Dia Mundial do Ambiente, que hoje se assinala com iniciativas a nível nacional, nomeadamente uma campanha para redução do consumo de sacos de plástico.

O Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional promove, a partir de hoje, uma campanha de sensibilização em grandes superfícies comerciais para a redução do consumo de sacos de plástico, passando pela substituição destes por sacos reutilizáveis.

Um dos mais graves problemas ambientais com que a sociedade actual se depara é o dos sacos de plástico que diariamente são oferecidos para o transporte de compras. No mundo são consumidos anualmente 500 biliões de sacos de plástico, os quais levam em média 500 anos a degradar-se. Em Portugal, levamos, anualmente, para casa mais de duas mil toneladas de sacos distribuídos ou vendidos nos super e hipermercados, bem como no pequeno comércio", refere em comunicado o Ministério do Ambiente.

Por sua vez, a Assistência Médica Internacional (AMI) promove hoje a 13ª Campanha de Reciclagem de Radiografias, para assinalar o Dia Mundial do Ambiente. Durante duas semanas, a AMI vai tentar recolher o maior número possível de radiografias, com mais de cinco anos ou sem valor clínico em milhares de farmácias do país (Continente e Ilhas).

Parece-me uma ideia boa,no entanto, já há muito tempo que existem os sacos verdes e muita gente já os utiliza.O incentivo tem de ser um preço nos sacos,no Lidl e Mini-Preço todos levam o seu saquinho de casa,diminuindo a quantidade e desperdício de sacos existente.Não damos valor às coisas grátis...

in Ecosfera Público

1 comentário:

Nídia disse...

Gostei muito da iniciativa do Ministério do Ambiente e acho que o slogan tem piada: "A Terra está de saco cheio".
*
Eu cá continuo com a minha "campanha" Eu Não Uso Sacos de Plástico. ;)