segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Como utilizar os Ecopontos


Ecoponto Verde
Vidro
São permitidas todas as embalagens de vidro,depois de terem sido escorridas e já sem tampas ou rolhas. Ex:garrafas de vidro (água,azeite,vinho);boiões de vidro(iogurte);frascos de vidro (doce,conserva)... Não são permitidas embalagens do tipo:cerâmicas, pratos, espelhos, lâmpadas, cristal, vidro farmacêutico ou hospitalar.

Ecoponto Azul
Papel/cartão
Neste contentor é permitido a deposição de folhas de papel, embalagens de papel/cartão,jornais,revistas. Não é permitida a deposiçãao de:papéis metalizados ou especiais como o alumínio,papel vegetal,etc,papel ou cartºao que tenha tido contacto com gorduras(guaradanapos,papel de cozinha,fraldas...)e papel/cartão que tenha contactado com resíduos perigosos.

Ecoponto Amarelo
Plástico/metal
É permitido depositar as embalagens de plástico e metal,depois de escorridas e espalmadas. Ex: amaciador da roupa, latas de bebida,embalagem de gel de banho... Não é permitida a deposição de embalagens de metal como tachos, panelas, talheres,ferramentas, embalagens que tenham tido contactado com gorduras como a manteiga;embalagens de plástico que tenham tido contacto com resíduos perigosos e tóxicos como pilhas e baterias...

in Reconquista

É importante chamar a atenção que as embalagens de líquidos como o sumo ou o leite são colocados no Ecoponto Amarelo. Até há algum tempo atrás,a indicação era para colocá-las no Ecoponto Azul,mas a Sociedade Ponto Verde deu indicações para este tipo de embalagens serem colocadas no Ecoponto Amarelo. Mesmo que alguns pacotes de eleite ou sumo ainda tragam esta indicação é porque ainda não foram actualizados.

2 comentários:

Nídia Nobre disse...

Outras variações de Ecopontos:

Óleo-Ponto>> http://redomol.no-ip.org/oleo_pontos.html

Ponto Electrão>> http://www.amb3e.pt/

Rolhas de Cortiça>> oficinaterracrua@sapo.pt
http://www.biocoop.coop/
http://capitaorolhao.blogsopt.com

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.