sexta-feira, 5 de junho de 2015

Dia Mundial do Ambiente

Hoje celebra-se o dia Mundial do Ambiente e aproveitando a data destaco uma boa notícia nesta área em Portugal.

Imagem retirada daqui.


Penafiel dispõe de um banco de jardim que carrega telemóveis...

"No interior do conjunto de mobiliário urbano localizam-se, ocultadas, as baterias que armazenam a energia solar captada a partir de vários painéis fotovoltaicos. Numa das faces do banco encontram-se oito pontos de carregamento através de USB ou ficha eléctrica tradicional.O equipamento dispõe também de luzes "led", de baixo consumo, que garante a iluminação durante a noite.Segundo o responsável técnico, um único dia de sol permite acumular energia para oito dias de utilização intensiva, o que corresponde a uma potência de 2.300 watts por hora."

Fico sempre contente quando leio estas notícias. Tenho consciência que nao é um banco de jardim que vai salvar a Terra de todos os problemas que tem, mas o facto de haver uma cada vez maior consciência ambiental e capacidade tecnológica deixam-me esperançosa.

Por outro lado também me questiono como é que toda a tecnologia que dispomos ainda não está ao serviço do ambiente e da necessidade de protegê-lo. Claro que o principal entrave são os interesses instalados. E é para combatê-los que aqui estamos nós :)

Sem comentários: