domingo, 7 de junho de 2015

Cosmética e os parabenos


Não é fácil comprar artigos de cosmética. Quando o faço tento sempre comprar o mais simples possível-sem perfumes e sem parabenos.
Felizmente, está na moda vender produtos sem parabenos , o que torna esta tarefa mais fácil. No entanto, tenho algumas dúvidas se o rótulo diz a verdade pois algumas substâncias que vêm na etiqueta eu conheço, outras não. Mas em caso de dúvida, compro sempre o produto cujo rótulo indica sem parabenos.
E o que sao afinal os parabenos?
São compostos químicos muito utilizados nos cosméticos. São bastante utilizados porque são baratos (surpresa!) e é necessário utilizá-los em pequenas quantidades para que cumpram a sua função de conservantes.
Servem para matar bactérias e preservar os cosméticos que usamos diariamente, aumentando o seu período de utilização e segurança .
No entanto, suspeita-se que  alguns possam alterar o equilíbrio hormonal do organismo, uma acção que se conhece como disruptora endócrina.
in OCU

Há estudos que indicam a relação entre esta alteração do equilíbrio hormonal do organismo e o desenvolvimento de alguns cancros hormono-dependentes.

Daí a importância de escolher bem na hora de comprar os nosso produtos. O ideal é que sejam o mais naturais possível e se puderem fazê-los em casa, melhor.



Sem comentários: