sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Os padrões de consumo vão alterar

A crise económica que enfrentamos actualmente é extremamente complicada. Mas como todos os momentos complicados da vida,as crises ensinam-nos algo.
Quando vivemos sempre bem e felizes da vida, queremos sempre mais,não valorizamos o que temos.
Só quando enfrentamos períodos complicados é que podemos aprender e ficar gratos pelo que temos.
As crises pessoais, económicas acontecem porque algo não está bem,mas servem para nós aprendermos com elas. Quantas vezes olhamos para trás e percebemos que aquela "tragédia" foi afinal a melhor coisa que nos podia ter acontecido?
Este é o momento de analisarmos o nosso sistema económico,os nossos valores. Porque esta é definitivamente uma crise de valores.
As pessoas deixaram de olhar e preocupar-se com o próximo em detrimento do próprio umbigo.
Só o status e as aparências importam.Não existe trabalho nem preocupação com o interior,com o espiritual.Vivemos numa sociedade descartável. Descartam-se produtos, mas pior descartam-se pessoas. É este o mundo que queremos?
Para a sobrevivência do ser humano é necessário que os padrões de consumo se alterem.
E com eles também os padrões relacionais. Todas as nossas acções têm de ser sustentáveis,têm de ter em atenção o próximo. E isto não um discurso religioso porque eu não sou religiosa. Mas preocupo-me com as repercussões dos meus actos,essa deveria ser a máxima de todas as religiões...
Eu preconizo (já há muito tempo) uma alteração radical da sociedade. Penso que não estará tão longe quanto isso...
Deixo-vos para reflexão os 5 princípios do Reiki. Acredite-se ou não no poder do Reiki,são princípios muito úteis para se ser feliz:
  • Só por hoje:

Não se preocupe

Não se aborreça

Honre pais e mestres

Trabalhe honestamente

Seja gentil com todos os seres



4 comentários:

Mafalda S. disse...

Concordo em pleno! Vamos aproveitar esta crise para melhorar.

Beijo

capacete disse...

Precisamos alterar a sociedade de classes, sem socialismo vivemos em uma falsa democracia na qual os donos do poder moldelam a sociedade buscando unicamente o benefício individual. A revolução é o caminho.

Nuno disse...

A revolução é mesmo o caminho, mas não é uma revolução económica, nem política, nem religiosa,... nada disso interessa. A única revolução que realmente interessa é a revolução interior porque o mundo que encaramos como exterior é apenas um reflexo do nosso próprio mundo interior. Assim sendo todo esse mundo que nos rodeia, com todos os seus defeitos e virtudes, é apenas o espelho do que somos.
Uma nova geração está contudo a surgir e a sua propagação terá um comportamento exponencial, pelo que se esperam grandes mudanças num futuro próximo.

Ana disse...

Importa cada vez mais fazer a revolução dentro de nós próprios e então o mundo mudará!