terça-feira, 5 de abril de 2011

Britânico que luta contra desperdício de comida vence prémio de Sustentabilidade


O activista e escritor britânico Tristram Stuart, que luta contra o desperdício de comida, foi distinguido com o Prémio Sofia para o desenvolvimento sustentável, criado pelo autor norueguês do romance “O Mundo de Sofia”, revelaram hoje os responsáveis.

No seu livro “Waste: Uncovering the Global Food Scandal”, publicado pela Penguin em 2009, Stuart, activista e escritor britânico de 33 anos, denunciou a imoralidade de deitar fora grandes quantidades de alimentos, quando mil milhões de pessoas sofrem de malnutrição. Segundo Stuart, um terço da comida deitada para o lixo nos Estados Unidos e na Europa bastaria para alimentar todos os famintos.

Desde então, Stuart tem ajudado organizações de solidariedade, Governos, empresas e instituições a reduzir os desperdícios de alimentos.

“Tristram Stuart recebe o Prémio Sofia 2011 pelos seus contributos inovadores, enérgicos, cheios de humor e altruísmo, para que tomemos consciência de um dos maiores escândalos ambientais e morais: o desperdício de alimentos”, justifica a Fundação.

Em cooperação com o jornal “The Guardian”, o activista lançou o projecto “'Food Waste Watchdog”, encorajando as pessoas a tirar fotografias de alimentos que são deitados fora e a reuni-las num site.

No ano passado, Stuart co-fundou o “A Taste of Freedom”, um sistema de reciclagem onde a fruta e vegetais que iriam para o lixo passam a ser transformados em sumos ou gelados.

“Stuart mostra de que forma alterações simples podem ser introduzidas por consumidores, políticos e empresários, a fim de reduzirem drasticamente o lixo”, salienta a Fundação em comunicado. O activista “nota como a ajuda ao desenvolvimento poderia investir nos agricultores locais e nas infra-estruturas agrícolas locais, como armazéns e sistemas de pasteurização, para que os alimentos possam chegar aos mercados antes de se estragarem”.

Por semana, cada norueguês deita fora um quilo de comida que poderia ter sido consumida. Isto representa mais de 300 mil toneladas de alimentos desperdiçados pelo país no espaço de um ano, revela a Fundação no seu comunicado.

Para demonstrar aquilo que defende, Stuart e dezenas de voluntários prepararam, em Dezembro de 2009, na famosa Praça londrina de Trafalgar, um almoço para cinco mil pessoas com base em ingredientes que teriam sido deitados fora.

Notícia e imagem retirados de Ecosfera Público

5 comentários:

LZ Ambiental Consultoria & Serviços disse...

Bela ação ambiental! Fica aqui, nosso reconhecimento ao Britânico Tristram Stuart, lutador das causas sustentáveis...

LZ Ambiental Consultoria & Serviços
www.lzambiental.com.br
Twitter: www.twitter.com/LZAmbiental

Ana disse...

Onde está o rectangulo a dizer "Like"? ;)

Mariléia Gressler disse...

Excelente atitude! Muito humana e com certeza resolve vários problemas...trabalhei muitos anos em restaurantes e hotéis e é relamente absurda a quantidade de comida jogada no lixo - muitas vezes comida fresca, uma crueldade quando se pensa no número de crianças que nem tem o comer...Parabéns ao Stuart!

Manuela Araújo disse...

Olá Ana

Uma boa notícia! Não li esse livro (“Waste: Uncovering the Global Food Scandal”), mas vi a parte final de um documentário chamado DIVE (julgo que era esse) que deu não sei em que canal da TV às tantas da manhã, e fiquei com pena de não ter visto todo. No entanto, deu para perceber a imensidão do desperdício (na América, no caso), mas também que muitas associações estão a fazer muito para lutar contra esse desperdício aproveitando o que está bom para quem tem carências. E também na América há muita fome.

beijinho e boa semana

Anónimo disse...

Olá Ana,

fico contente de ter aceite a minha sugestão! :)
Acredito que à Ana iria acontecer-lhe o mesmo que acontece a esta rapariga no fim!!

http://www.youtube.com/watch?v=2d4gE8rpxsw&feature=player_embedded

Voltarei! :D