domingo, 6 de dezembro de 2009

Cork House


A contenção de custos como a chave para a sustentabilidade de uma casa de férias familiar foi o ponto de partida do atelier Arquitectos Anónimos, do Porto.
A Cork House é revestida de aglomerados de cortiça e tem, no seu interior alguns trunfos ecológicos como um sistema simplificado de divisórias leves em painel de madeira reciclada com cimento ou as portadas perfuradas que permitem uma ventilação e uma iluminação mais eficazes.Pormenor importante: todos os materiais utilizados são de produção nacional.

in Visão Verde (edição nº870)
Foto retirada de Casa da Vizinha

2 comentários:

Manuela Araújo disse...

Olá Ana
Também vi essa casa na Visão Verde, sobre a qual já tinha visto/lido uma reportagem na revista Arquitectura e Construção n.º 52 (Dez/08-Jan/09), e que me chamou muito a atenção. Fica em Esposende. Um aspecto muito interessante, para além de explorar bem a cortiça usar só produtos nacionais, é o uso das portadas perfuradas (que se vêem na foto que colocou) e que parecem ser óptimas também no controle de iluminação/aquecimento e ventilação.
Fez muito bem dar este exemplo de arquitectura a caminhar para a sustentabilidade. Poucas necessidades energéticas e o favorecimento dos materiais locais.
Um abraço

Ana disse...

Olá Manuela,
Quando li sobre esta casa na Visão pensei logo em partilhar com todos os que partilham o interesse pelo ambiente.
É que a casa além de ecológica utiliza a cortiça,um material com potencial para ajudar Portugal em termos económicos.

Abraço,
Ana