domingo, 12 de julho de 2009

É assim tão difícil?

Não posso falar por toda a gente, mas se reflectirmos um pouco sobre a nossa vida será que não chegaremos à conclusão que grande parte dos bens que possuímos não têm na verdade grande utilidade?
Não seremos igualmente felizes com menos coisas?

Para quem não se interessa pela perspectiva espiritual, analisemos a questão pela ponto de vista económico. Qual a utilidade que retiramos de um televisor LCD? A nossa necessidade de ver televisão não ficará igualmente satisfeita com a nossa televisão de sempre? Isto pensando também na perspectiva de que passamos muito tempo fora de casa.
Se conseguimos ter a nossa necessidade satisfeita com menos dinheiro, estaremos a ser EFICIENTES. Isto é um conceito muito importante do ponto de vista empresarial. As empresas a sério tentam trabalhar com custos mínimos.

Não será altura, especialmente com a crise que atravessamos actualmente, repensar a nossa forma de viver e gerir a nossa casa?

Porque não sermos eficientes em casa? Precisaremos assim tanto daquele artigo XPTO que vimos a semana passada no centro Comercial XYZ?

O facto de sermos eficientes na forma de gerir a nossa casa, permite, também, tornar os nossos hábitos de consumo mais inteligentes e, desta forma, pouparmos o ambiente ,se pensarmos muito bem antes de comprarmos.

A esta hora os meus colegas de Marketing devem estar a chamar-me louca e outros nomes menos simpáticos.
Sim, eu estudei Marketing, mas eu encaro o futuro com a perspectiva de um consumo sustentável e marketing que respeita o ambiente.
Se destruirmos o planeta não há consumidores.Certo?
Portanto, exige-se uma mudança de paradigma com consumidores mais conscientes e marketers que criem produtos de maior valor acrescentado, mas sustentáveis.

3 comentários:

Bricolar e Poupar disse...

Totalmente de acordo, sem dúvida!!

Guakjas disse...

Grande texto!

Uma critica ao mundo do consumo sem fim de hoje!

Muito bem :P


Deixo-te um link
http://rumos.org/?p=279

Beijos

Guakjas disse...

http://joaobragancan.wordpress.com/2009/07/16/sobre-o-aquecimento-global/

Não sei se já sabias ou se já tinhas visto mas achei muito interessante!

Beijo