quarta-feira, 29 de julho de 2009

Poupar na carteira e no ambiente


Já todos sabemos que neste momento de crise a palavra de ordem é poupar.
Se adoptarmos certos gestos no dia-a-dia, conseguimos poupar alguns trocos e também o ambiente.

1. Se trocarmos o nosso automóvel pelo passe do transportes público vai compensar e muito, além de evitarmos as terríveis filas de trânsito, stress e a poluição tão típicas nas horas de ponta. Para cidades mais pequenas em que os transportes públicos não são eficazes, pode experimentar o bom tempo para ir a pé ou de bicicleta para o trabalho.No fim-de-semana em vez de ir para o centro comercial mais próximo em que é quase impossível não gastar dinheiro em qualquer coisa, aproveite para uma caminhada ou passeio de bicicleta, preferencialmente numa área verde, em que possa respirar livremente.

2. Diminua o consumo de carne. Ao substituir a carne por alternativas como vegetais, massas, soja, etc. vai beneficiar não só a saúde, como a carteira. Não sou de radicalismos, não quero converter ninguém ao vegetarianismo (porque eu também não sou vegetariana), mas a carne actualmente tem um tratamento hormonal que prejudica bastante a nossa saúde. Se tiver a possibilidade compre carne em criadores de confiança.

3. Prefira a fruta e produtos alimentares nacionais. Diminua a pegada ecológica da sua alimentação e beneficie os produtores portugueses. Se optar pelo mercado semanal conseguirá preços mais atractivos.

4. Optar por uma alimentação biológica e ecológica. Quando se adopta esta filosofia, há certos produtos que deixam de ser essenciais na nossa alimentação, como é o exemplo de refrigerantes, óleo, fiambre, entre outras coisas.

5. Evite utilizar muitos produtos de limpeza em casa. Para quê comprar um detergente para cada divisão, se hoje em dia um simples detergente com lixívia serve para tudo?(Se possível opte por detergentes ecológicos,já existem gamas bastante económicas em supermercados).
Para limpar o pó pode, por exemplo, utilizar um pano húmido, a eficácia é exactamente a mesma de produto para o efeito.

6. Poupe água e energia em sua casa. Esta sugestão já é bastante conhecida, mas nunca é demais lembrar que pode diminuir os consumos na sua casa com gestos simples.


Sem comentários: