

Dezenas de lugares de estacionamento em Lisboa, na zona do Chiado, na zona da Av. de Roma, Cidade Universitária, Av. D. Carlos I e na zona da Av. Fontes Pereira de Melo, dão lugar a espaços verdes ao ar livre, uma iniciativa da marca Ben&Jerry’s, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, inserida no projecto Lisboa pelo Clima, que visa sensibilizar a população para o flagelo das alterações climáticas.
Assim, no dia 21 de Abril, para reforçar a importância deste tipo de acções e assinalar o Dia Mundial da Terra, reuniram-se, no jardim montado no lugar de estacionamento próximo da Praça Luís de Camões,
Quem sabe se todos utilizarmos transportes alternativos e andarmos mais a pé, se esta acção diferente e pontual não poderá ser uma realidade no futuro?
Informação e imagem disponibilizadas por :
Grupo GCI – Cláudia Carvalho
Segundo o instituto norte-americano, as últimas imagens de satélite mostraram que pelo menos uma das enormes plataformas de gelo da região desapareceu totalmente e outra perdeu 13 fragmentos com a superfície de cerca de 8.500 quilómetros quadrados.
"Esta análise proporciona o primeiro cenário detalhado das mudanças registadas nos glaciares e no gelo das costas da Antártida", explicou o secretário do Interior dos Estados Unidos, Ken Salazar.
"O rápido desaparecimento dos glaciares demonstra, uma vez mais, as consequências profundas que as alterações climáticas estão a registar no nosso planeta e que estão a ser mais rápidas do que se pensava", acrescentou.
"Esta continuada e contínua redução dos glaciares é uma chamada de atenção às mudanças que estão a ocorrer e para as quais é necessário estarmos preparados", alertou a especialista em glaciares do Instituto Geológico Jane Ferrigno.
"A Antártida tem um interesse especial porque contém cerca de 91 por cento de todos os glaciares da Terra e uma alteração em qualquer parte da plataforma de gelo pode significar grandes perigos para a sociedade", disse.
in Expresso
«Com esta crise económica é provável que as emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) caiam muito na Europa. Provavelmente, vamos atingir os objectivos de Quioto antes de 2012, mas pelas piores razões: porque há crise económica, há pessoas desempregadas, há empresas que fecham», disse à Lusa Viriato Soromenho-Marques, conselheiro de Durão Barroso para a área da Energia e Alterações Climáticas.
Mesmo que Portugal tenha de comprar direitos de emissões, «actualmente, o preço da tonelada de carbono é muito baixo, por isso, é possível que se cumpra Quioto sem grandes custos, mas não há razões para estarmos muito contentes», acrescentou.
O ex-presidente da associação ambientalista Quercus e professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa assinala que, se por um lado, foi feito um «grande esforço» na produção de energia eléctrica a partir de fontes renováveis, noutros sectores, como a eficiência energética nos edifícios e os transportes, «a coisa correu muito mal».
«Temos cerca de 700 quilómetros de auto-estradas a mais, não há pessoas que as utilizem, isto é uma notícia escandalosa. No fundo, continuamos a ter uma estrutura de transportes baseada no automóvel particular, o que é um disparate», frisou.
Como já referi aqui algumas vezes a crise pode ter efeitos benéficos...
Eu tenho esperança que depois da crise as pessoas tomem consciência dos seus erros...
in IOL Diário
Se tiverem sacos plásticos para os quais já não tenham uso e se os quiserem entregar à APPDA para esta lhes dar uma nova vida, contactem a Luísa Menino pelo 21 361 62 50.
Quando não é possível reduzir nem reutilizar, a reciclagem é o último "R" e por conseguinte o passo final para ajudar a conservar recursos e a minimizar resíduos, pois não nos podemos esquecer que deste processo advêm custo económicos e ambientais, associados à recolha e à reciclagem em si.
Para mais informações sobre os materiais recolhidos para reciclagem na vossa zona sugiro uma visita ao ecocentro do vosso concelho ou ao sítio da Sociedade Ponto Verde.
Deixo uma sugestão: Quando comprarem um qualquer produto, parem um pouco para pensar no que lhe vai acontecer quando já não tiver mais uso...
in RE.BAG!