segunda-feira, 23 de março de 2009

Gerês: árvores centenárias reduzidas a cinzas


A direcção do Parque Nacional da Peneda-Gerês, onde está ainda por circunscrever um dos quatro incêndios que deflagraram desde domingo na zona, revelou que o núcleo central da Mata da Albergaria não foi atingida pelas chamas. Gerês arde sem controlo há mais de 24 horas.

O director Lagido Domingues reconheceu que arderam domingo alguns núcleos florestais com carvalhos centenários e outras árvores de grande valor, mas sublinhou que a área central do Parque, com estatuto de reserva europeia da biodiversidade, foi preservada e não está em risco, a não ser que ocorra algum reacendimento.


É triste esta notícia... Se em Março já sucedem incêndios como este,não quero imaginar no Verão...
in IOL Diário

1 comentário:

Rosa Maria disse...

É uma das Maiores atracções naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística e pelo valor ecológico e variedade tanto na fauna como na flora, a serra dos Gerês é a mais rica de Portugal. Inclui trechos da estrada que ligava Braga a Astorga conhecida como Geira. No parque situam-se dois importantes centros de peregrinação, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, réplica do Santuário do Bom Jesus de Braga, e o São Bento da Porta Aberta, local de grande devoção popular. A esta riqueza singular alia o deslumbramento dos panoramas e a abundância das águas que alimentam os rios Cávado e Homem.