segunda-feira, 23 de março de 2009

Contaminação mata dois milhões por ano


Aproximadamente metade da população mundial vive em grandes cidades que dia a dia crescem e geram níveis de contaminação que causam a morte prematura a mais de dois milhões de pessoas por ano, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, refere a EFE.

Esta segunda-feira celebra-se o Dia Mundial Meteorológico e por isso o lema deste ano é «o tempo, o clima e o ar que respiramos».

Durante séculos os humanos adaptaram-se às mudanças de clima e da zona geográfica. No entanto, nas últimas décadas questões como o crescimento demográfico, a exploração energética e o desenvolvimento industrial geraram emissões de gases e partículas em quantidades tão grandes que afectam a saúde humana, provocando doenças como asma, cancro do pulmão, doenças cardíacas e outras infecções.

Em conjunto com os danos causados à saúde humana, a má qualidade do ar afecta também a economia mundial, a segurança alimentar, os recursos hídricos e o desenvolvimento sustentável, ao destruir plantas, campos de cultivo e ecossistemas.

Estes dados não serão suficientes para tomar verdadeiras medidas???

in IOL Diário

1 comentário:

fernando disse...

O parque nacional da Peneda Gerês desde sempre foi e continua a ser uma das Maiores atracções naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística e pelo valor ecológico e variedade tanto na fauna como na flora, a serra dos Gerês é a mais rica de Portugal. Penso que por vezes as pessoas não dão a devida importância a este tipo de notícias, pois não se lembram o que está por detrás destes incêndios, uma riquíssima área de flora e fauna, onde há espécies de árvores e animais raros. Sem dúvida é uma grande perda cada quilómetro quadrado de zona ardida.