domingo, 12 de outubro de 2008

Projecto Terra-à-Terra


O Terra-à-Terra é um projecto que visa promover a redução dos resíduos orgânicos ao nível das habitações da área de intervenção da Lipor.

Os Municípios associados da Lipor contribuem com mais de 500.000ton/ano de resíduos sólidos urbanos que precisam de recolha, transporte, tratamento e deposição. Todo este processo tem custos económicos e ambientais consideráveis.

Cerca de 40% dos resíduos produzidos são resíduos orgânicos, que podem em parte ser valorizados através da compostagem caseira, facilmente praticada nas habitações, tendo igualmente como benefícios o exercício físico, o contacto com a natureza, a melhoria dos solos e claro, um ambiente melhor.
Estima-se que o processo de compostagem caseira permite uma redução em mais de 300Kg/ano por compostor.

Com este projecto pretende-se fomentar na área de intervenção da Lipor a prevenção dos resíduos orgânicos recolhidos e tratados de forma centralizada, reduzindo assim, o impacte ambiental associado ao processo e melhorando a qualidade de vida da população afectada.

Para aderir ao projecto e receber gratuitamente um compostor, os interessados deverão preencher a ficha de inscrição, ter idade superior a 18 anos e residir em habitação permanente com jardim na área de intervenção do Projecto. Após frequentar gratuitamente uma Acção de Compostagem de 3 horas, receberão um compostor.

O projecto é dinamizado pela Lipor em parceria com os seus Municípios Associados e não tem custos para os participantes.

Mais informações em: A Horta da Formiga

2 comentários:

Joao disse...

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=367800&tema=29


tens de ver este video...finalmente o meu carro de sonho é comercializado


Beijinhos

Joao disse...

o que me questiona sobre este carro é que é fabricado na china por isso n sei se a sua fabricação é totalmente limpa...mas resta a consolação que ele polui ZERO!!

Beijinhos