quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Afinal o verde é sexy e rentável!!


Com a escalada do valor dos resíduos recicláveis, é melhor pensar duas vezes sobre o que deitou para o caixote do lixo. À medida que as cotações no mercado de bens sobem, incluindo do plástico e do metal, os empresários estão a aperceber-se de que ao aproveitarem material do lixo deixa de haver tanta necessidade de comprar matérias-primas.

No espaço de dois anos, o valor do plástico reciclado no mercado global disparoude 75 para 313,5 euros por tonelada. E os metais reciclados saltaram de um valor de 125 para 250 euros.

O aumento do preço dos resíduos reciclados, especialmente do plástico, está directamente ligado à escalada dos preços do petróleo e dos combustíveis. Para produzir petróleo são necessários necessários polímeros especiais que são também usados na produção de plástico.
Deste modo, quanto mais alto o preço do petróleo, mais elevado o preço do plástico. Isto explica porque estão agora as empresas a voltar-se para os resíduos reciclados: são, tendencialmente, a opção mais barata.

“Os resíduos reciclados tornaram-se num dos bens mais valiosos e lucrativos
do mercado”, diz Philip Mossop, director da Intelligent Waste Management Solutions, uma empresa britânica especializada na gestão de resíduos.
O preço elevado do lixo está a obrigar um cada vez maior número de empresas a reparar no valor dos resíduos reciclados. E as principais cadeias internacionais já estão a recolher os resíduos recicláveis das suas lojas e a vendê-los, tornando-os numa enorme fonte paralela de rendimentos para as empresas.

in Jornal Metro (8 de Setembro de 2008)

1 comentário:

Guakjas disse...

é verdade! cada vez penso mais sobre aquilo que cá em casa deitamos ao lixo e digo: "sabes quanto vale isso?" mas ninguem me presta atenção... é por isso que digo que nas escolas deve haver uma disciplina chamada "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" em vez da EMRC(que n serve para nada diga-se de passagem)é preciso abrir a mente ás pessoas para que elas fiquem mais conhecedoras sobre certos aspectos!

bEIJINHOS

João