segunda-feira, 22 de setembro de 2008

22 de Setembro: Dia do Equinócio de Outono e Dia Europeu sem Carros


Hoje celebra-se uma nova estação - o Outono e também o dia Europeu sem carros.
Pelo que pude ver no telejornal, poucas foram as pessoas que deixaram o carro em casa. Vale a pena reflectir o porquê dos portugueses não largarem o mau vício do carro.
Claro que inevitavelmente o conforto e a comodidade estão no topo da lista. Mas também a falta de ciclovias e a pouca adequação dos transportes públicos às necessidades dos utentes contribuem para o automóvel continuar a ser o transporte de eleição. Claro que já vão existindo algumas pessoas habilidosas que transformam o seu carro ou mota num transporte mais ecológico, utilizando combustíveis como a electricidade ou outros menos convencionais como banha de porco,entre outros,claro.Mas para o mais comum dos mortais esta não é uma opção simples e barata.

No entanto, as pessoas também ainda não estão educadas para optarem por meios de transporte alternativos. Fala-se em crise,mas deixar o carro de lado para poupar gasolina ainda não é uma opção da maioria.
Admiro os países como Holanda e Dinamarca em que todos andam de bicicleta,faça chuva ou faça sol.Tem só vantagens: é barato e faz-se exercício! Poupa-se no combustível, na manutenção do carro e na mensalidade do ginásio!
Como diria uma rapariga que vi numa reportagem da SIC a propósito do uso da bicicleta: "Não existe tempo ideal para andar de bicicleta, mas sim guarda-roupa ideal".
Temos de pensar no planeta que as gerações futuras irão encontrar se continuarmos a ser tão egoístas!
Aproveito para destacar a reportagem de hoje do Terra Alerta (SIC) que mostrava diferentes pessoas em Lisboa que utilizavam formas de transporte alternativas.

Quanto ao dia do Equinócio de Outono, destaco a inciativa do ENO Tree Planting Day que reúne as actividades de plantação de árvores de grupos ou entidades em todo o mundo. Visitem ENO Tree Planting Day . Eu estarei lá!

Sem comentários: