domingo, 28 de outubro de 2007
sexta-feira, 26 de outubro de 2007
Benfica "verde"
A estratégia de sustentabilidade foi desenvolvida pela empresa portuguesa ECO2Balance, em parceria com o Instituto Ecológico, com sede no Brasil, e a CantorCo2e, uma empresa mundial com sedeada em Londres. Todo o processo de redução de emissões foi certificado pela BRTUV TUVNORD, entidade credenciada perante as Nações Unidas.
in Portal do Ambiente
quinta-feira, 18 de outubro de 2007
iPhone pouco verde para a Greenpeace
Há já uns meses a organização tinha lançado uma campanha contra a Apple, onde defende que a empresa de Steve Jobs não tem cuidado com o ambiente.
Este respondeu em Maio, afirmando que a "Apple está à frente ou vai estar em breve à frente dos seus rivais" nesta matéria.
O grupo ambientalista revela agora que quando a mais recente novidade da empresa, o iPhone, foi lançado, não foram mencionados quaisquer aspectos ecológicos.
Esta foi a razão pela qual decidiram levar o telemóvel da Apple a um laboratório para ser submetido a vários testes, tendo descoberto os tais químicos, alguns dos quais já não são utilizados por nenhum dos outros fabricantes de telemóveis.
De acordo com a organização, estes produtos surgem em metade dos 18 componentes internos e externos do iPhone.
Em comunicado a activista Zeina Alhaji lamenta o facto de "Steve Jobs ter perdido a oportunidade de tornar o iPhone o seu primeiro passo na direcção de produtos Apple mais verdes".
in MKTONLINE.NET

Por cá também podia haver
Foto: General Motors/Reuters
in Ecosfera Público
segunda-feira, 15 de outubro de 2007
Como utilizar os Ecopontos
Vidro
Papel/cartão
Ecoponto Amarelo
Plástico/metal
in Reconquista
É importante chamar a atenção que as embalagens de líquidos como o sumo ou o leite são colocados no Ecoponto Amarelo. Até há algum tempo atrás,a indicação era para colocá-las no Ecoponto Azul,mas a Sociedade Ponto Verde deu indicações para este tipo de embalagens serem colocadas no Ecoponto Amarelo. Mesmo que alguns pacotes de eleite ou sumo ainda tragam esta indicação é porque ainda não foram actualizados.
sexta-feira, 12 de outubro de 2007
Al Gore ganha prémio Nobel da Paz
O ex-vice-presidente norte-americano, Al Gore, a quem hoje foi atribuído o Nobel da Paz pela sua luta contra as alterações climáticas, afirmou estar "honrado" com a distinção e anunciou que irá doar o prémio à sua Aliança para a Protecção do Clima.
"Este prémio tem ainda mais significado porque tenho a honra de o dividir com o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas - o eminente corpo científico mundial devotado a melhorar os nossos conhecimentos sobre a crise climática -, um grupo cujos membros trabalham sem descanso e de forma altruísta há vários anos".
Al Gore anunciou ainda que irá doar a sua parte do prémio à Aliança para a Protecção do Clima.
"A minha mulher, Tipper, e eu, doaremos cem por cento do prémio à Aliança para a Protecção do Clima, uma organização sem fins lucrativos devotada a mudar a opinião pública norte-americana e internacional acerca da urgência da resolução da crise climática", indicou.
in Público
Eu sei que há vozes que dizem que o senhor Al Gore só se movimenta pelo clima para proveito próprio e protagonismo.Para mim não interessam as razões,o importante é ele continuar a chamar a atenção para o problema tão grave que é a alteração do clima e suas consequências. Além disso,ele juntamente com a Alliance for Climate Protection,organizou o Live Earth que reuniu mais de dois biliões de pessoas para desencadear um movimento global para resolver a crise climática.
Sejam quais forem as suas motivações,eu apoio este senhor porque os problemas ambientais além de muito graves,atingem toda a humanidade sem excepção.
quarta-feira, 10 de outubro de 2007
As garrafas de Xiantao
segunda-feira, 8 de outubro de 2007
Jogar por uma boa causa

Deixo aqui o link para alguns desses jogos:
Global Warming Interactive
Simula os impactos de medidas políticas de um país no clima, economia e sociedade.
Darfur is Dying
Convida-nos a assumir o papel e viver o dia-a-dia de um dos 2,5 milhões de refugiados na região Darfur.
World Without Oil
Apelidado de um evento de realidade alternativa pelos seus autores. É um jogo/evento colectivo que convida os participantes a simularem os efeitos que uma crise petrolífera global. O jogo simula as 32 semanas após o início dessa hipotética (mas cada vez mais real) crise.
in Terramater
sábado, 6 de outubro de 2007
Portugal avança com construção de carro eléctrico
A produção industrial do primeiro automóvel eléctrico português, o Eco Vinci, deverá arrancar em Janeiro de 2009 na Maia e resultará de um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros, adiantou hoje o director-geral da Retroconcept.
Alimentado por energia eléctrica, o Eco Vinci é um veículo sem emissões de dióxido de carbono (CO2). Além disso, na sua construção serão utilizados procedimentos mais evoluídos e logo mais amigos do ambiente, não apenas no processo de fabrico mas igualmente nos materiais utilizados.
De acordo com Miguel Rodrigues, o protótipo funcional do Eco Vinci deverá ficar concluído em Julho do próximo ano, entra em fase de testes em Agosto e, se tudo correr bem, a produção industrial avança em Janeiro de 2009.
O automóvel terá como primeiro cliente a Câmara Municipal do Porto, ao abrigo de um protocolo já firmado entre as duas entidades e que prevê que o protótipo do Eco Vinci comece a circular, em fase de testes, na cidade, ao serviço da autarquia.
Num momento posterior, "o objectivo é alargar o conceito a outras autarquias e mesmo ao mercado internacional", salientou Miguel Rodrigues.
in Ecosfera Público