quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Castelo Branco já tem oleão


Depois do vidrão, do papelão e do pilhão os albicastrenses podem juntar mais uma palavra ao dicionário do ritual da reciclagem: o oleão. É este o nome com que foram baptizados os dez pontos de recolha de óleos usados que os Serviços Municipalizados de Água, Saneamento e Resíduos Sólidos de Castelo Branco acabam de espalhar pela cidade. Os oleões são contentores para a recolha de óleo usado, mas apenas para aquele que é usado na alimentação. O objectivo é evitar que a população continue a utilizar o esgoto como vazadouro para este tipo de resíduos, uma prática que é pouco amiga do ambiente, mas não só. Quando o óleo é derramado no esgoto, o destino é quase sempre as estações de tratamento de águas residuais, que não estão preparadas para tratar este tipo de resíduo. Como se isso não bastasse, estes resíduos podem provocar a avaria das mesmas, aumentando os custos de manutenção.

Em Castelo Branco calcula-se que mais de 747 mil litros de óleos alimentares usados são deitados no esgoto.

in Reconquista

5 comentários:

Anónimo disse...

CB é demais...só falta dizer que é pioneiro...é?e entao vamos la ve s sei como funciona...vai-se deitando o oleo pa um garrafão de agua vazio ate encher e dpois vamos despejar??é isso?e os sitios onde estao esses oleões??

Ana disse...

Infelizmente CB não foi a cidade pioneira neste tipo de iniciativa,mas não é por isso que se torna menos valiosa.
Exactamente,guarda-se o óleo de fritar e das latas de conserva por exemplo e despeja-se o óleo no oleão e a respectiva garrafa no ecoponto amarelo.
Os oleões podem ser encontrados juno aos ecopontos da Quinta Dr.Beirão;Quinta Engenheiro Carrega;Quinta Pires Marques;campo da feira;Rua Dr. Henrique Carvalhão(Escola Básica nº10 da Granja);junto ao pavilhão municipal;Avenida Nuno Álvares(junto à CP);Avenida da Carapalha;Quinta do Amieiro e Praceta da Fonte Nova.

Pedro Gil disse...

ja agora esclarece-me...n faz mal deitar o garrafao sem ser lavado no dos plasticos!!!!é q fica sempre algo agarrado!!!brigado plas prontas respostas!!!

Ana disse...

Podes deitar sem estar lavado,embora qdo for possível em casa convém escorrer os liquidos remanescentes nas embalagens antes de colocá-las no respectivo ecoponto.

Anónimo disse...

vamos nos juntar por uma causa maior, visita o nosso blog: juventudeconsciente2011.blogspot.pt