sábado, 8 de setembro de 2007

Consumidores com prioridades trocadas


Os grandes fabricantes que marcam presença na IFA 2007, que decorre em Berlim, exibiram as suas credenciais ecológicas em vão. Segundo a Reuters, a maioria dos consumidores está mais interessada em ecrãs maiores e mais brilhantes.


Marcas como a Philips, Sharp e Fujitsu-Siemens tentaram aliciar os utilizadores com equipamentos de menor consumo, métodos de produção amigos do ambiente e com a reciclagem. A Philips, o maior fabricante europeu de electrónica de consumo, utilizou mesmo um logótipo verde certificado nos seus produtos energeticamente mais eficientes.

A Sharp, o maior produtor mundial de células solares, enfatizou o facto dos seus televisores LCD oferecerem um desempenho ambiental "sem precedentes".

Por seu turno, a Fujitsu-Siemens lançou os seus primeiros computadores pessoais verdes para consumidores finais - os Scaleo Green PC - que aumentam a eficiência energética, reduzem o ruído e incluem uma motherboard sem halogénio.

Esta última empresa citou, inclusive, um estudo da Greenpeace, que coloca as preocupações ambientais em terceiro lugar nas prioridades dos consumidores, atrás da relação qualidade-preço e da marca.

No entanto, a maioria dos visitantes da IFA parece bastante desinteressada ou até confusa quando questionada acerca da importância das preocupações ambientais nas suas opções de compra.

Quando é que o ambiente e não a futilidade será a preocupação número 1 das pessoas??

in MKTONLINE.NET


Sem comentários: