quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Projecto Reutilândia



Mais de 16 mil objectos doados aos mais carenciados e cerca de 14 visitantes por dia são os resultados do primeiro aniversário do projecto Reutilândia da Câmara Municipal de Sintra.

O sucesso do projecto levou a autarquia a instituir a data de 14 de Junho como o Dia Municipal da EcoSolidariedade com o objectivo de "gerar acções, projectos e iniciativas que contribuam para um melhor ambiente no Concelho, aliando a vertente ambiental e social", refere a Câmara Municipal de Sintra, em comunicado.

A Reutilândia consiste num autocarro de 13 metros que acolhe objectos, como vestuário, electrodomésticos e brinquedos, e os distribuiu em todas as freguesias de Sintra.

"Trata-se de promover a reutilização de recursos, ajudando quem mais precisa, ao mesmo tempo que reduz a produção de resíduos", adianta a autarquia.

De acordo com a Câmara Municipal de Sintra, o segundo ano da Reutilândia vai consistir em roteiros alternativos, deslocando-se o autocarro, nos próximos meses de Junho, Julho e Agosto, aos bairros carenciados em horários mais acessíveis ao quotidiano das pessoas.

Outra das novidades do projecto é a criação de roteiros escolares que passa pela deslocação do autocarro às escolas do Concelho, entre Setembro de 2007 e Junho de 2008, para acções de sensibilização mas também para recolha e distribuição de objectos.

No primeiro ano de Reutilândia, Algueirão-Mem Martins, Massamá e Cacém foram as freguesias que mais objectos doaram.

É um projecto notável não só porque promove a REDUÇÃO de resíduos,que é tão ou mais importante que a reciclagem,mas também um projecto muito interessante do ponto de vista social.

in Sapo

Sem comentários: