domingo, 17 de abril de 2016

A verdade que muitos desconhecem sobre Monsanto

Monsanto é uma das multinacionais do mercado alimentar que usa uma série de sementes transgénicas nos seus cultivos e também actua no mercado global de pesticidas.
Monsanto tem sido criticada por limitar a variedade de sementes e consequentemente os cultivos. 

Além disto, Monsanto esteve também envolvida nas seguintes acções e criações:
1. Esteve envolvida na criaçao da primeira bomba nuclear na Segunda Guerra Mundial e operou uma central nuclear na década dos anos 80 para o governo americano.

2. Em 1944 Monsanto iniciou a criaçao do DDT, um pesticida que depois se proibiu na Hungría em 1968, Noruega e Suécia em 1970, Estados Unidos em 1972. Durante a Convençao de Estocolmo em 2004 proibiu-se o seu uso em geral, uma vez que se acumula nos tecidos gordos e no leite e causa danos irreparáveis nos rins e fígado.

3. Durante a Guerra de Vietname, Monsanto foi uma das 7 empresas que forneceram o Agente Naranja ao governo dos Estados Unidos como parte do seu programa de Guerra Química. O governo do Vietname estima que devido ao Agente Naranja morreram 400.000 pessoas e nos anos seguintes meio milhão de bebés nasceram com problemas.

4. Somatotropina bovina (abreviado como BST), é uma hormona de crescimento artificial muito utilizada en Brasil, Estados Unidos e México. Foi proibida no resto do mundo, uma vez que está ligada a problemas de saúde (como cancro). A hormona é utilizada por Monsanto.

5. O uso do aspartame foi aprovado em 1974 e para 1998 era a principal causa de queixas relacionadas com aditivos. O aspartame causa dores de cabeça, diarreia, mudança de humor, vómitos, etc. e também está ligado a cancro e diabetes. Monsanto fundou a companhia NutraSweet em 1980 e gozou do monopólio dos venenosos adoçantes sem calorias vários anos.

6. Desde a década de noventa a variedade de sementes (e como consequência de cultivos) diminuiu 90% uma vez que Monsanto se dedicou a comprar todas as sementes e vender exclusivamente as que manipulou geneticamente. O problema é que não só Monsanto comprou grande parte das sementes orgânicas, mas também comprou as empresas que vendem sementes e assim se reduziu o número de sementes e de comida. 

7. A soluçao de Monsanto para a morte das abelhas nao foi analisar e renovar os seus métodos de cultivo tóxicos. Estes sao demasiado nocivos para a fauna que poliniza as plantas e com isso afectaram ecossistemas inteiros. Dedicaram-se à solução mais anti-natural possível: abelhas biónicas.

Será Monsanto a pior empresa do mundo? Para mim é uma das piores, sem margem para dúvidas. Mas ela existe porque nós o permitimos, comprando os seus produtos em vez de apoiar os produtores locais e orgânicos.

O problema é que não é fácil detectar os seus cultivos. Para evitar comer os seus produtos devemos tentar comprar apenas produtos orgânicos. Quase todos os alimentos processados têm produtos/ingredientes transgénicos, criados com químicos e pesticidas.
Uma vez mais alerto para o facto que é essencial "votarmos" com o nosso dinheiro.

Vamos gastar o nosso dinheiro em produtos ecológicos e locais de forma a que empresas como Monsanto percam cada vez mais mercado e tendam ao desaparecimento.


in Ecoosfera

4 comentários:

Sónia Martins disse...

Acho que se deve mesmo votar com o dinheiro, o pior é quando não se tem dinheiro para votar... Por isso, a minha opinião é que o problema é mesmo o dinheiro mandar em tudo.

Catarina H. disse...

Infelizmente já conhecia o nome desta empresa, pois esta história das sementes já não é de agora.
Eu tenho a minha horta e faço por cultivar tudo sem aditivos, adubos químicos ou pesticidas/herbicidas. Mas para já, ainda não sou sustentável a 100% a nível das sementes e isso faz-me "comichão" pois eu não sei verdadeiramente se as plantinhas que compro já germinada têm algum tratamento químico ou não. Mas lá chegarei.
É importante espalhar e partilhar esta informação,para cada vez haver uma consciencialização do que se passa na nossa alimentação e no nosso mundo.
Beijinhos

Ana disse...

Olá Sónia! Estou totalmente de acordo! E esse será precisamente o tema do meu proximo post.
Eu acredito que as coisas vão mudar mas enquanto não mudam temos que tentar gastar o nosso dinheiro( por pouco que seja) da melhor forma possível de forms a que as empresas entendam qual o caminho a seguir.
Beijinhos

Ana disse...

Olá Catarina! Ter a própria horta de cultivo ecológico é a melhor forma de revolução!!
Continua!!
Continuaremos a espalhar a informação para que todos conheçam a realidade!!
Beijinhos