terça-feira, 14 de julho de 2015

Ginásios para quê?

O outro dia estava no ginásio e comecei a pensar que o conceito de ginásio não faz muito sentido. 
Se pensarmos bem o ginásio é um sítio onde as pessoas pagam para ir fazer aquilo que deveriam fazer todos os dias que é mover-se.
Em vez disso criámos uma sociedade sedentária que depende de veículos motorizados para percorrer distâncias curtas.
Sim, eu frequento o ginásio, porque tal como muita gente tenho um trabalho sedentário e se não tentar fazer um pouco de exercício a minha saúde ressente-se. Mas ainda assim não faz sentido termos empregos que nos obriguem a estar 8 horas sentados e carros para fazer distâncias curtas.

A dita sociedade desenvolvida não me parece ser tão desenvolvida assim. Todos conhecemos os custos ambientais de uma sociedade sedentária que ainda por cima tenta colmatar a necessidade de se mover com meios artificiais. Se somarmos as doenças consequentes deste estilo de vida aliado à poluição já falamos em custos (económicos e sociais) suficientemente elevados para tentarmos uma mudança.

Soluções? Exigir uma sociedade em que tenhamos  liberdade para nos movermos, em que não estejamos tão dependentes do transporte motorizado e em que o carro nao seja o rei e senhor. Deveríamos exigir ciclovias e mais redes de bicicletas partilhadas.
O que é que eu faço?Utilizo a minha bicicleta em distâncias curtas-até ao metro, para fazer compras, etc. e sempre que me é possível utilizo o transporte mais simples e antigo-andar a pé. Muita gente poderia experimentar.

4 comentários:

sonia disse...

Dizem que vida é movimento. Pois bem, não frequento ginásios, mas mexo-me o dia inteiro. Moro sozinha, com duas cachorrinhas, não tenho empregada nem faxineira, faço almoço e janta para receber meus filhos ao menos 3 vezes por semana, lavo, limpo, faço compras, passeio com as cachorras, enfim, não aguentaria fazer mais do que isso, nem se me dessem acesso grátis a uma academia. E além de tudo não sou mais criança...estou chegando nos 70 (não acredito, pois é...)☺

Manuel disse...

Boa tarde, é uma verdade, vamos nos meter no ginásio e quando podemos fazer o exercio ao ar livre, que é muito mais agradável

Ana disse...

Olá Sónia,
Estou totalmente de acordo consigo... A vida é movimento!É muito bom ver que a Sónia continua a mover-se!Continue assim!
Por algum motivo a sociedade deixou de querer mover-se...

Ana disse...

Olá Manuel,
Sim,eu própria prefiro fazer exercício ao ar livre, embora onde eu vivo há temperaturas bastante extremas,nem sempre é fácil,mas sim devíamos usufruir mais do que nos dá a natureza.Ainda por cima é grátis...