segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Ideias de Rui Vilar

(...)
"A segunda ideia vai contra todos os que defendem que não podemos dizer aos países emergentes para não adoptarem o padrão de desenvolvimento que os países desenvolvidos seguiram.
O que Vilar afirma é precisamente que temos de dizer a esses países que, também eles, têm de mudar o profundamente os seus padrões de consumo, porque o mundo não aguenta. É injusto?É.
É quase impossível fazer com que os governos desses países adoptem essa posição? Também é.
(...)
Mesmo que toda a gente no mundo tivesse os mesmos padrões de consumo de Portugal, eram precisos dois planetas. E, como bem lembra, Portugal é apenas o 37º país do mundo em rendimento per capita...

Finalmente, a terceira ideia tem que ver com o facto de que, apesar das energias renováveis, o modelo de desenvolvimento mundial continua a assentar sobretudo no consumo de de combustíveis fósseis , com o petróleo à cabeça, cujo preço explodirá a curto prazo. Isso terá inevitavelmente um enorme sobre o turismo de massas, sobre o sector de aviação, sobre o sector automóvel, limitará e encarecerá o comércio mundial, atingirá o sector de plásticos... As consequências serão brutais e não vão demorar um século, mas uma década. E ninguém está preparado para essa nova realidade.

Rui Vilar- Presidente da Gulbenkian in Jornal Expresso 31 Dezembro de 2009

1 comentário:

Guakjas disse...

Deixo-te aqui uma noticia animadora
http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1416469

Beijos
Bom fim de semana