sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Planta combate poluição de escritório

Se o ar que respiramos na rua não é tão puro quanto deveria, o problema pode ficar ainda maior em ambientes fechados.

Dentro de casa, ou escritório, a qualidade do ar é bastante preocupante. Em algumas áreas, os ambientes fechados possuem até doze vezes mais poluentes que o ar externo.

Tintas, vernizes, adesivos, móveis, roupas, solventes, materiais de construção e até mesmo água encanada contém os chamados compostos orgânicos voláteis – uma lista que inclui benzeno, xileno, tricloroetileno entre outros.

As doenças associadas a pessoas expostas a esse tipo de poluente vão de asma e náuseas a cancro e problemas reprodutivos. Por isso, Stanley J. Kays, da Universidade de Georgia, na Grécia, liderou um estudo para testar se plantas ornamentais eram capazes de remover esses compostos do ambiente – já que, em países desenvolvidos, chega-se a passar até 90% do tempo em locais fechados.

Ele e sua equipa testaram 28 plantas comuns, cultivadas por oito semanas e depois aclimatizadas a um ambiente interno por três meses antes de serem colocadas em jarras de vidro de 10,5 litros fechadas. Elas foram expostas a benzeno, TCE, tolueno, octano e alfa-pineno.

Amostras de ar foram analisadas por três e seis horas depois da exposição e, de todas as plantas, quatro mostraram índices de absorção bastante altos para todos os compostos: a Hemigraphis alternata (Asa de barata), Hedera helix (hera), Hoya carnosa (flor-de-cera) e Asparagus densiflorus (aspargo pluma).

Já a Tradescantia pallida (trapoeraba roxa) mostrou eficiência ainda maior em apenas quatro dos compostos – benzeno, tolueno, TCE ealfa-pineno.

O estudo foi publicado na HortScience.

in InfoAbril


4 comentários:

Manuela Araújo disse...

Tenho essa linda planta igual à da imagem, na minha varanda, chamo-lhe "flor de cera", mas não sei o seu nome científico. Acho que ela não gosta de interior, é pena.
Um abraço

Ana disse...

Olá Manuela,
Eu também conheço esta planta da imagem com esse nome (a minha tem em casa).Foi esta planta que "ganhou" em matéria de limpeza do ambiente.
Não sabia que não se dava bem no interior :(

Abraço

Manuela Araújo disse...

Olá Ana
Eu não sei se se dá ou não em interior, disse-o porque era o que pessoas mais antigas me disseram, não testei. De qualquer modo, eu tenho pouco jeito para manter vivas por muito tempo plantas dentro de casa, salvo algumas excepções, entendo-me melhor com as de exterior.
Acho que vou reproduzir para testar, para o que basta espetar uma folha na terra, é impressionante! Leva é algum tempo até começar a desenvolver, depois é rápido.
Abraço

Ana disse...

Depois dê o feedback sobre o teste.
Eu vou arranjar uma para a minha casa,a ver se a consigo manter viva. No entanto, parece que é uma planta trepadeira,o que para manter dentro de casa não dá muito jeito.
Abraço