sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Semana da mobilidade



Convencer os automobilistas a deixar o carro em casa e a usar os transportes públicos vai ser o desafio lançado pelas 24 cidades portuguesas que participam este ano na Semana Europeia da Mobilidade.

A Semana Europeia da Mobilidade (SEM) - criada em 2002 e que termina a 22 de Setembro com o Dia Europeu Sem Carros - conta este ano com uma subida no número de cidades participantes, mais sete que no ano passado. Também no Dia Europeu Sem Carros, em que 70 municípios participam ou apoiam a iniciativa de encerrar ao trânsito uma ou mais zonas urbanas, há a assinalar a adesão de mais 13 cidades que em 2005.

A adesão à iniciativa implica a implementação de, pelo menos, uma medida permanente que contribua para a mobilidade sustentável. Outro dos critérios é o encerramento de uma ou mais zonas ao tráfego automóvel, nomeadamente no dia 22.
Segundo o Ministério do Ambiente, Portugal "tem um invejável recorde de medidas permanentes" adoptadas em comparação com outros países europeus. Entre 2002 e 2005, o país atingiu um total de 695 medidas, 30 por cento das quais referem-se à pedonalização (vias exclusivas para peões), 18 por cento ao incentivo da utilização da bicicleta e 15 por cento à promoção da acalmia do tráfego automóvel. Cascais foi a cidade escolhida para acolher as comemorações oficiais da SEM, que tem como objectivo sensibilizar a população para o uso racional do transporte individual, privilegiando a utilização de transportes públicos e veículos amigos do ambiente. A cidade é a única, entre as 24 participantes este ano, a criar zonas sem tráfego automóvel em todas as seis freguesias do concelho.

Lisboa fecha duas ruas da Baixa ao trânsito

Em Lisboa, a câmara não participa nem apoia oficialmente a Semana Europeia da Mobilidade, mais vai ainda assim promover, a título definitivo, o condicionamento do trânsito na zona do Castelo de São Jorge e o encerramento ao tráfego automóvel das ruas dos Bacalhoeiros e dos Arameiros, ambas na Baixa. Questionada sobre as razões que levaram a câmara a decidir ficar fora da iniciativa, a porta-voz do gabinete da vereadora da Mobilidade, Marina Ferreira, explicou apenas que "não é preciso inscrevermo-nos na Semana Europeia da Mobilidade para se fazer uma semana da mobilidade". Outras iniciativas programadas para a capital contemplam uma exposição de veículos acidentados no Terreiro do Paço, a inaugurar segunda-feira, e dois passeios de bicicleta pela cidade já amanhã, a partir das 9h30: um arranca da Praça do Comércio e outro vai ligar a Torre de Belém ao Parque das Nações. No dia 22, Dia Europeu Sem Carros, vai ser fechado ao trânsito um percurso entre o Rossio e a Praça de Espanha e outro entre o Largo do Intendente e o Largo do Leão, para permitir a circulação de peões e bicicletas. Para a Semana da Mobilidade está também prevista uma demonstração de automóveis híbridos na Praça do Império e animação no Castelo de São Jorge.

in Público

Relativamente a esta questão parece-me que ainda há muito a fazer para que exista, de facto, mobilidade sustentável. Enquanto não houver transportes públicos que cubram efectivamente as necessidades dos utentes e se apostar na educação das pessoas, o carro continuará a dominar ...

Sem comentários: