
in Lili´s Spot
Investigadores da Universidade da Columbia descobriram que as pedras de peridodite encontradas a 20 km sob a superfície terreste podem ser utilizadas para capturar grandes quantidades de CO2. Esta rocha que constitui a maior parte do manto terrestre vem ocasionalmente à superfície devido aos movimentos tectónicos, reagindo com gases atmosféricos e formando rochas de carbonato de cálcio e magnésio.
Uma possível solução será empurrar o Co2 para debaixo da superfície da Terra e deixar as rochas convertê-lo.
Estas rochas podem capturar 10000 a 100000 toneladas de carbono por ano e se a tecnologia melhorar, as mesmas rochas podem capturar 4 biliões de toneladas de carbono por ano.
No encontro foi lançado um apelo para que seja concluído, no fim de 2009, em Copenhaga, um acordo global ambicioso no intuito de travar as alterações climáticas, apesar das dificuldades agravadas pela crise financeira.
Perante 9.000 delegados, cerca de 185 países reunidos a partir de hoje, e até 12 Dezembro, para a XIV Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, o presidente dos trabalhos e anfitrião do encontro, o ministro do Ambiente polaco, Maciej Nowicki, considerou que «a humanidade, através dos seu comportamento, já levou o sistema do Planeta ao seu limite».
«Continuar assim provocaria ameaças de uma intensidade nunca vista: enormes secas e inundações, ciclones devastadores, pandemias de doenças tropicais (...) e mesmo conflitos armados e migrações sem precedentes», afirmou, aconselhando os negociadores a não «cederem aos obscuros interesses privados (quando) devemos modificar o perigoso rumo que a humanidade tomou».
in IOL Diário