quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Somos o que comemos




"Somos o que comemos"- já dizia Hipócrates. Uma das frases mais certeiras de todos os tempos.
Já há muito tempo que defendo esta teoria e há muito tempo que me preocupo com o que como, mas depois de ter feito um curso de cozinha Ayurveda  consigo entender verdadeiramente esta expressão.

Mesmo aqueles que se preocupam com a alimentação cometem muitos erros alimentares. Percebi isso com este curso. Além de aprender quais são os alimentos que devo comer com frequência e os que devo comer menos frequentemente, aprendi que não devo comer sem fome e devo comer pouco. A necessidade de comer muito e estar cheio é um capricho da mente. A fome é também muitas vezes mental.

Quando perguntei ao chef de cozinha que deu o curso o que deveria fazer quando tivesse fome ele respondeu: "medita". Confesso que a mudança de chip me custou. Tive dias muito duros, qual viciada... Sofri de mau humor, ansiedade, dores de cabeça... E realmente cheguei à conclusão que somos viciados em comida. A maior parte do tempo temos "fome mental. Tentamos encher um vazio que é na realidade um vazio emocional criado pela frustração, tristeza, stress, etc... As mulheres são peritas neste campo... Hollywood convenceu-nos que um balde de gelado de chocolate resolve qualquer tristeza ou desgosto amoroso...

A boa notícia é que quando se consegue "domar" a mente tudo é possível. Quando se aprende a escutar verdadeiramente o corpo deixamos de ser reféns da comida e dos (maus) hábitos que a sociedade nos inculcou. 
Passar várias horas sem comer, comer pouco e ter energia, deixar totalmente o açúcar são coisas que eu não julgava possíveis, mas não só são possíveis como me melhoraram por dentro e por fora.
Melhorei a minha saúde, a minha energia e emagreci. Tudo graças a mudar o chip. 

O mais interessante é que depois desta mudança consigo perceber o verdadeiro impacto que os alimentos têm nas pessoas e não so a nível fisico. Percebo agora que o fast food e o açúcar ajudam a manter uma sociedade de cordeiros que não pensa "outside the box". Quanto mais puro o alimento, mais pura será a  mente. Uma alimentação mais saudável torna a mente mais rápida, ágil e capaz de se elevar. Enquanto que a alimentação à base de açúcar, refrigerantes e pratos preparados tem precisamente o efeito contrario. Percebi isso analisando as várias pessoas ao meu redor...

Eu estou extremamente contente por ter conseguido dominar a mente e não deixar que ela me domine a mim. Todos os dias o desafio se mantém, mas agora conheço as armas a utilizar nesta batalha. 
Muito sinceramente sinto-me mais feliz e livre com esta mudança. Espero que o meu testemunho sirva para convencer mais pessoas de que a mudança é possível.

2 comentários:

Manuela Araújo disse...

Parabéns, Ana pela vitória que conquistou!

Eu tenho feito muitas mudanças na minha alimentação, para mais saudável e ambientalmente mais correta, mas ainda não consegui nada aí perto.
Em comparação com a maioria das pessoas que conheço, até não como muito, mas, ultimamente, o meu corpo não para de me dizer que tenho de comer menos... e essa é a parte mais difícil, e parece-me que não vou consegui sozinha.

Talvez seja o próximo desafio, vamos ver se arranjo coragem.

Beijinhos

Ana disse...

Olá Manuela! O facto de ter feito mudanças na alimentação e de saber que há mais mudanças a serem feitas mostra que a Manuela é consciente. Ser consciente é o primeiro passo para uma mudança profunda!
Eu tenho a certeza que a Manuela é capaz se se propuser a fazê-lo.
É verdade que há momentos difíceis e socialmente não é nada fácil... Mas o resultado compensa muito! Eu gostaria que as pessoas soubessem que qualquer pessoa pode fazê-lo...
Eu quando lia testemunhos de pessoas que fizeram mudanças importantes via-os como pessoas iluminadas... E afinal de contas uma pessoa normal como eu também consegue fazer estas coisas :)

Muito obrigada pela visita!
Um beijinho