quarta-feira, 2 de julho de 2014

Refrigerantes e o momento presente


Sei que estive muito tempo ausente e embora partilhe o desânimo da Ema do 365 coisas que posso fazer para diminuir a minha pegada ecológica sinto que não devo deixar morrer o blogue...
Partilho a opinião da Ema "ninguém quer saber" e isso desanima-me um pouco, mas se não houver ninguém que faça o mais pequeno gesto,então, o planeta não tem salvação...

Há tantas coisas simples que se podem fazer para não prejudicar o ambiente, hoje deixo as minhas preferidas, as relacionadas com alimentação...
Prefiro beber sumo de laranja feito por mim. Sim, dá mais trabalho que chegar à prateleira do supermercado e comprar. Mas enquanto faço o sumo aproveito para viver o momento actual -“Drink your tea slowly and reverently, as if it is the axis on which the world earth revolves – slowly, evenly, without rushing toward the future; live the actual moment. Only this moment is life.” Thich Nhat Hanh
Vivemos muito pouco o momento actual, temos muitas distracçoes, sobretudo tecnológicas, estamos sempre a correr (pelo menos eu que vivo numa grande cidade tenho que correr bastante atrás do autocarro) e estamos sempre à espera do que está para vir. Esperamos ansiosamente o próximo fim-de-semana, as próximas férias, o próximo ano e acabamos por nao aproveitar correctamente o momento presente.
Por isso eu aproveito o momento em que faço sumo de laranja para viver o momento presente. Pode parecer uma parvoíce, mas sempre defendi que ajudar o planeta é mais que reciclar. Ajudar o planeta é ajudarmo-nos enquanto seres a evoluir, ajudarmo-nos uns aos outros e tudo isso torna um planeta melhor.

Adiante.Sempre gostei de ice tea. Bebi muitos anos o famoso Lipton (desculpem-me a publicidade), mas quando parei um dia e pensei nos corantes e conservantes que o ice tea de compra tem (apesar da embalagem dizer que não) pensei: "ice tea é chá gelado,vou mas é fazer chá e colocá-lo no frigorífico."
Costumo fazer de menta, é muito refrescante no Verão, posso assegurar.
A foto abaixo é minha quando acabei os meus refrigerantes home made.
Ah já me esquecia do mais importante: além de mais saudável, esta versao home made é mais barata e poupa embalagens...




6 comentários:

Marta disse...

Força :) Gosto muito de ler o seu blog. Ainda bem que regressou ;)

Manuela Araújo disse...

Olá Ana

Ainda bem que voltou! O desânimo é muito persistente em querer instalar-se, nós temos é que também ser persistentes e não o deixar ficar. Ele visita-nos de vez em quando, mas temos de o mandar embora, como a Ana acaba de fazer.

Não tenho tido muito tempo (sim, mas ainda dá para espremer laranjas), por isso tenho andado menos a visitar os amigos da blogosfera. Mas cá vou aparecendo de vez em quando.

Também já abordei esse tema dos refrigerantes no blogue Agir pela Sustentabilidade 8http://sustentabilidadeeaccao.blogspot.pt/2014/02/sumos-nectares-e-refrigerantes.html), mais dedicado a boas dicas, e que também tem estado um pouco parado (o pouco tempo tem ido para o Sustentabilidade é Acção) , mas espero lá voltar um dia destes.

Gostei sobretudo da maneira clara, simples e pessoal com que nos brindaste com este texto.

Não podemos desistir! Bem hajas!

Beijinhos

Ana disse...

Olá Marta!Muito obrigada!Eu fico contente por regressar!
Um beijinho

Ana disse...

Ola Manuela!
Obrigada pelas palavras.Efectivamente nao podemos desistir,porque senao entao nao resta grande esperanca ao mundo.
Vamos entao tentar afastar o desanimo e continuar a nossa senda.
Vou visitar o post em que falas de sumo de laranja :)
Torna-se reconfortante saber que existem mais pessoas que nao desistem!
Um beijinho grande

Nídia Nobre disse...

Realmente... calhei de entrar no blogger hoje, depois de muito tempo, e fiquei surpreendida por ainda aqui andares... Ainda bem, gosto de ler o teu blogue e já me tinha esquecido disso.

Deixo sugestão de uma boa limonada que pode ser feita de acordo com esta receita http://www.segredosdatiaemilia.com.br/2012/06/24/suco-de-limao-da-casa-feito-com-casca/ .

Para o teu ice tea sugiro rodelas de limão congeladas a juntar ao copo antes de servir, refrescam e aromatizam.

Ana disse...

Ola Nidia!Fico contente de te reencontrar a ti e ao teu blog.
E tao reconfortante encontrar os "velhos companheiros de luta" (atencao velhas nada :)
Continuaremos a luta contra os sacos de plastico e afins :)