sábado, 18 de fevereiro de 2012

Sou só eu que acho que a sociedade está doente?



A depressão é “problema de saúde pública grave” pois “afecta uma larga faixa da população”, diz Luísa Figueira. Trata-se de uma doença com grande impacto na qualidade de vida individual e familiar, sendo que contribui para um grande aumento da morbilidade de várias doenças, em particular, as cardiovasculares.

Um Estudo Nacional de Saúde Mental, feito em Portugal em 2010 por uma equipa liderada por Caldas de Almeida, revelou que as perturbações depressivas surgiam em 7,9 por cento da população. Este resultado “é superior à média dos países europeus e apenas inferior à prevalência anual nos EUA que é de 9,6 por cento”, refere a responsável.

Outro estudo tornado público, em 2011 por David Blachoflower e Andrew Oswald (dados do Eurobarometro), sobre o consumo de antidepressivos na Europa (27 países europeus) revela que anualmente um em 13 cidadãos tomou antidepressivos.

O consumo de antidepressivos é maior em Portugal, na Lituânia, na França e no Reino Unido.
in Ciencia Hoje

Parece-me que algo na nossa sociedade está errado...
Pessoalmente parece-me que as pessoas não conseguem lidar com a própria realidade, usando o que podem para a distorcer. Consomem indiscriminadamente para preencher o vazio emocional e espiritual de que padecem.
Uma das soluções? Voltarmo-nos para as pessoas, para os animais, para a Natureza.

5 comentários:

Greenplan disse...

Muito bom este post.

Nuno disse...

Sim, também me parece que o problema é esse que apontaste. Ou seja, as pessoas querem fugir da realidade que não lhes agrada e para isso sujeitam-se a este tipo de medicação.
A maior parte dos meios de comunicação e publicidade vendem uma realidade que não existe, impõe uma cultura de aquisição como forma de alcançar a felicidade. Mas quando ela não vem ou quando passa, as pessoas sentem-se novamente perdidas e muitas vezes recorrem a substâncias que lhes retire a inquietação interior.
Acho que a seguinte infografia é interessante também: http://naturalsociety.com/wp-content/uploads/eastvswestmedicine.jpg

Sónia da Veiga disse...

Não Ana, não és só tu que achas que a sociedade está doente: eu concordo plenamente!
Resumiste muito bem a situação social que se vive e o medo generalizado de pensar que as pessoas têm.
Muito bom.

Continuação de boa semana.

Ana disse...

Estou a ver que não sou a única a pensar que a sociedade está doente.
É que há alturas em que penso que a maluca sou eu.
@Nuno:já vi o link da medicina tradicional chinesa vs medicina ocidental.Muito bom!

Resta-nos tentar mudar algo...

Abraços,
Ana

Recrutamento e seleção disse...

Muito bom post!