terça-feira, 30 de agosto de 2011

Roupas com substâncias tóxicas


Vestígios de substâncias químicas tóxicas, susceptíveis de afectar os órgãos reprodutivos de seres vivos, foram detectados em produtos de catorze grandes fabricantes de vestuário, anunciou a Greenpeace.

Entre as marcas colocadas em causa por esta organização não-governamental (ONG) de defesa do ambiente figuram a Adidas, a Uniqlo, a Calvin Klein, a Li Ning, a H&M, a Abercrombie & Fitch, a Lacoste, a Converse e a Ralph Lauren.

A Greenpeace comprou em 18 países várias peças de vestuário destas marcas, fabricadas na China, no Vietname, na Malásia e nas Filipinas e posteriormente submeteu os têxteis para análise.

«Éthoxylates de nonylphénol (NPE) foram detectados em dois terços destas amostras», explicou numa conferência de imprensa em Pequim Li Yifang, durante a apresentação do relatório «Dirty Laundry 2 (Roupa suja 2)».

Os NPE são produtos químicos frequentemente utilizados como detergentes em numerosos em processos industriais e na produção de têxteis naturais e sintéticos. Derramados nos esgotos, decompõem-se em nonylphénol (NP), um subproduto muito tóxico.

«O nonylphénol é um perturbador hormonal», sublinhou Li Yifang, precisando que a substância pode contaminar a cadeia alimentar e pode acumular-se nos organismos vivos, ameaçando a fertilidade, o sistema de reprodução e o crescimento.Link

«Não é apenas um problema para os países em desenvolvimento, onde são fabricados os têxteis. Como quantidades residuais de NPE são libertadas quando o vestuário é lavado, os produtos são derramados em países onde o seu uso é proibido», insistiu Li Yifang.

in TVI24

Também a roupa é fonte de poluição e doenças.

Conheço muito pouco do que se faz de roupa biológica, mas se alguém souber diga.

6 comentários:

Anónimo disse...

Não sei onde vamos parar :(

Ana Duarte disse...

O que tenho visto é roupa de algodão biológico para bebé... tirando isso às vezes vejo umas quantas peças penso que seja na H&M que também dizem que são biológicas mas enfim... agora está na moda dizer que as coisas são biológicas e às vezes não é bem assim.

Ana disse...

Pois também já vi lojas de roupa biológica para bebé e já tinha visto algumas peças na H&M supostamente biológicas,mas de facto também não estou bem certa se são verdadeiramente biológicas!
O mercado de produtos biológicos tem esquecido o segmento da modamsó pode!

Mafalda S. disse...

Gostei imenso do teu cantinho, pena que não escreves há algum tempo.

A defesa do ambiente também faz parte da minha filosofia de vida. Em tempos também escrevi algo relaccionado com este teu post. Podes ver em: http://manualdafelicidade.blogspot.com/2010/08/razoes-para-optar-por-vestuario.html

Continua com o blog: certamente farás o teu papel para mudar o mundo!!

Blog do Anderson Góis disse...

Parabéns pelo belo trabalho de divulgação das questões sobre o meio ambiente. Precisamos de mais pessoas compromissadas com a causa VERDE para o bem de nós mesmos!!!

Ana disse...

Muito obrigada pelo feedback positivo!
Abaraços verdes,
Ana