domingo, 18 de abril de 2010

Petição para que se paguem os sacos de plástico em Portugal

O Miguel, no blogue AVE lançou uma petição para que os sacos de plástico sejam pagos em todos os estabelecimentos comerciais nacionais.
Podem assinar aqui.
Já abordei aqui várias vezes a questão dos problemas que os sacos de plástico trazem para o ambiente e como é tão simples apenas reutilizar os nossos sacos.

O Miguel tem-se esforçado imenso para que as grandes superfícies comerciais sejam sensíveis à temática da cobrança dos sacos de plástico para que haja um menor desperdício e uma reeducação do consumidor.
Apesar de tudo, o Miguel leva sempre "com a porta na cara", os que ainda não cobram arranjam desculpas para não o fazer.
Apelo desde já a que haja uma mobilização de cartas, email, whatever a solicitar aos senhores das grandes cadeias para que cobrem os seus sacos de plástico.
Quanto mais pessoas a fazer pressão,maior a possibilidade de vencer esta causa.

Não se esqueçam: Reutilizem os vossos sacos, não custa nada.

4 comentários:

Manuela Araújo disse...

Olá Ana~

Já assinei, mas com esta observação:
"O valor deve reverter para associações de utilidade pública de solidariedade ou de defesa do ambiente reconhecidas"

Um abraço

AVE - Associação Verde Esperança disse...

Ola Ana. Muito Obrigado pela divulgação. Fico muito contente! Apesar de a petição ter sido escrita um pouco num tom informal, o objectivo passa por alertar os utilizadores de internet para o problema dos sacos plásticos.

Após algumas cartas endereçadas ao Grupo Sonae venho sempre a receber as mesmíssimas palavras em carta endereçada à minha pessoa. Com os mesmo argumentos. Alguns deles falsos, como a suposta degradação no meio ambiente dos seus sacos oxodegradáveis. (sacos do Modelo e Continente)

Apesar de tudo a UE penso que já tem legislação para proibir os sacos de plástico nos países membros até 2013(não tenho bem a certeza deste ano). A alternativa serão os sacos biodegradáveis feitos por exemplo a partir de milho ou de batata. Que se degradam completamente na terra, podem entrar nas centrais de compostagem e têm um impacto ambiental muito menor.

Não sou completamente contra o plástico, apenas absolutamente contra o seu desperdício.

O Jumbo tem as caixas onde se pagam os sacos, muito poucas em relação às caixas onde são gratuitos, mas é mais uma forma de se dizerem amigos do ambiente quando ainda não são.

As grandes superfícies comerciais são responsáveis mas a população em geral ainda é mais responsável pois tem o poder de dizer não a qualquer saco de plástico.

Reutilizar é a palavra de ordem com referes no teu post!

Miguel

Eco Bag disse...

Reutilizar sacos é uma solução e utilizar sacos ecológicos é ainda melhor porque são mais duradouros.
Numa tentativa de erradicar com os sacos de plástico ao mínimo resolvi criar os meus próprios sacos ecológicos. Podem vê-los aqui: ecobag-cia.blogspot.com/.
Não são tão grandes como aqueles que algumas grandes superfícies começam a disponibilizar, o que os torna ideais para transportar aquela meia dúzia de produtos que quase todos os dias temos de ir comprar.

Saudações ecológicas.

Marco Silva disse...

Quem acompanha notícias ambientais conhece os perigos para o meio ambiente causados pelas sacos plásticos. O consumo mundial é de um milhão por minuto. Deste volume, a reciclagem chega a apenas 0,6%. Na natureza, o modelo tradicional leva aproximadamente 400 anos para se decompor.
Ainda me recordo de quando era criança, de ir às compras com o meu cesto de verga....belos tempos! Nesta altura também existiam sacos de plástico, mas as pessoas preferiam usar outros meios para transportar os seus alimentos.....nesta altura, a consciência ambiental era sem dúvida elevada....e mesmo sem termos consciência disso, adoptávamos comportamentos mais saudáveis!
Infelizmente esta tradição caiu em desuso...e hoje é sacos de plástico para tudo, sacos
transparentes, azuis, amarelos, verdes....grandes, pequenos, com asas, sem asas....a sua
distribuição e utilização gratuita, tornou-os artigos de excelência e causou um consumismo elevado e desmedido.....além de constituírem ainda um meio barato de publicidade aos que os
distribuem.
As matérias-primas usadas no seu fabrico, podem ser várias, desde: polietileno de baixa densidade, polietileno linear, polietileno de alta densidade, polipropileno, polímeros de plástico não biodegradável....
A preocupação ambiental surge, uma vez que estes objectos não são formas de transporte inócuas para o Ambiente, devido ao elevado nº de sacos produzidos anualmente(cerca de 150 por pessoa) e o facto de estes não serem biodegradáveis. A salientar ainda, que o uso de polietileno, exige o recurso ao combustíveis fósseis, dando origem à emissão de gases poluentes.
O facto de usarmos sacos para colocar o nosso lixo, faz com que estes acabem o seu ciclo de
vida em aterros, quando não voam e se encontram espalhados no chão .....é curioso, mas na
China, até se chama de poluição branca! Um saco leva cerca de 100 anos a se decompor.....
Afinal…..ainda pensamos em andar com sacos de plásticos tradicionais! Ou vamos colaborar para um Ambiente mais saudável? Pensem nisso!
Na minha casa, este assunto já rendeu muita polémica. A minha família e consumidor consciente, ainda não conseguiu abandonar as sacos de plásticos. Não utilizavam sacos ecológicos pelo menos nas compras do mês, porque eles consideram dispendioso e inadequado para o transporte de grandes quantidades dos produtos.
Depois de muita conversa, resolvemos comprar sacos ecológicos é ainda melhor porque são mais duradouros. Eles aceitaram, então, o desafio passou a ir ao supermercado sem gastar um único saco de plástico. Conto, a seguir, como foi a experiência.
Eu e a minha família somos clientes fiéis do supermercado X que, inclusivé, tem as caixas onde se pagam os sacos ecológicos, incentiva os consumidores a não utilizar sacos plásticos e disponibiliza os tais sacos. As compras decorreram normalmente. Mas, ao chegar ao caixa, não encontraram os sacos ecológicos. Perguntaram à empregada, mas ela respondeu que não tinha nenhum disponível.
No entanto, lembrei-me que tinha visto sacos a venda noutro sector do supermercado. Com a autorização da empregada, fui buscá-los para guardar os meus produtos. Novo problema, sacos ecológicos não tinham código de barras, novo pedido à empregada para resolver o problema e aguardou-se algum tempo ate que alguém apareceu com o código conseguiu essa fita. Enquanto isso, a fila da caixa aumentava. Provavelmente os outros clientes pensaram: “Será que vai demorar para estes ecochatos saírem daqui?”. Dada a situação, a minha família chegou a conclusão que os supermercados não estão preparados para o consumidor consciente.