sexta-feira, 23 de outubro de 2009

350.org

A 350.org é uma campanha internacional que visa criar um movimento para unir o mundo em torno de soluções para a crise climática – as soluções que a justiça nos exige. A missão é inspirar o mundo para que este se erga à altura do desafio da crise climática – criando um novo sentido de urgência e de possibilidade.
O centro da campanha é o número 350 – que são as partes por milhão que os cientistas identificaram como o limite máximo de segurança para o CO2 na nossa atmosfera. Mas 350 é mais do que um número – é um símbolo para onde precisamos caminhar enquanto planeta.
Para parar as alterações climáticas temos de agir rapidamente, e temos de agir em conjunto – e 2009 é um ano absolutamente crucial. Em Dezembro, os líderes mundiais reunir-se-ão em Copenhaga, na Dinamarca, para conceber um novo tratado global sobre redução de emissões. O problema é que o tratado actualmente em jogo não faz jus à severidade da crise climática – não passa no teste dos 350.
Para unir o público, os media e os nossos líderes políticos em torno da meta 350, está a ser usado o poder da Internet para coordenar um dia de acção em nível planetário, 24 de Outubro de 2009.
Esperam-se acções a decorrer em centenas de lugares emblemáticos pelo mundo todo – desde o Taj Mahal à Grande Barreira de Coral, passando pela sua comunidade – a transmitir uma mensagem clara para os líderes mundiais: as soluções para a crise climática têm de ser igualitárias, de ter a ciência por base e de estar a par da dimensão da crise.
Se um movimento internacional de bases responsabilizar os nossos líderes, comprometendo-os com as mais recentes descobertas científicas na área do clima, poderemos começar a transformação global de que precisamos tão desesperadamente.

Podem ver aqui os eventos que irão decorrer amanhã em Portugal.


1 comentário:

Guakjas disse...

Grande campanha esta!
E como seria de esperar, já está a mover meio Mundo

http://www.tvi24.iol.pt/artmedia.html?id=1098081&pagina_actual=1&tipo=2

Muito bem!

Beijinhos

João