sábado, 22 de março de 2008

Reciclagem de Rolhas – Programa Green Cork


No âmbito das iniciativas ligadas à reciclagem de resíduos, e aproveitando o facto de ser o dia mundial da árvore e da Floresta, a Quercus apresentou o programa “Green Cork”.
Trata-se de um Programa pioneiro de Reciclagem de Rolhas de Cortiça no qual estas são trituradas e aproveitadas para o fabrico de outros produtos aglomerados (isolamentos, juntas de dilatação, pavimentos, revestimentos, etc.), e os proveitos económicos são convertidos no financiamento de parte do Programa “Criar Bosques, Conservar a Biodiversidade”, que utilizará exclusivamente árvores que constituem a nossa floresta autóctone, entre os quais o Sobreiro, Quercus suber.

O Programa é concebido pela QUERCUS, e desenvolvido em parceria com a CORTICEIRA AMORIM, a BIOLOGICAL e o CONTINENTE. Contando com a colaboração de todos os cidadãos, os mais de 300 milhões de rolhas que entram no mercado português anualmente poderão ser recolhidos para reciclagem através de dois circuitos distintos:
1.º- HORECA: Hotelaria, Restauração e Cafés

2.º- Doméstico: através de superfícies comerciais e escolas


A associação destes parceiros e o empenho de todos possibilitou utilizar circuitos de distribuição já existentes, obtendo um sistema de recolha sem custos adicionais.
O “Green Cork”, para além da virtude de ser o primeiro programa de reciclagem que permite financiar programas de recuperação e conservação da natureza, a optimização dos circuitos pré-existentes dos parceiros do projecto, possibilita que todas as verbas sejam destinadas à plantação de árvores. Tudo isto sem aumentar as emissões de CO2. Este programa funcionará como projecto-piloto em Portugal e será posteriormente alargado a outros países da UE.

in Quercus

3 comentários:

Nídia Nobre disse...

Eu já tinha começado este ano a guardar as rolhas de cortiça cá em casa com vista à reciclagem, tendo por referência o blog Capitão Rolhão - http://capitaorolhao.blogspot.com/ - que é "apenas" um projecto escolar de uma turma de 5º ano.
*
Aqui no distrito de Braga desconheço onde entregá-las para reciclar, mas tenho uma amiga que as utiliza para fazer artesanato urbano.
*
De qualquer modo gosto muito de saber que vai ser mais fácil fazer a reciclagem das ditas rolhas, bastando entregá-las num hipermercado Continente! :)

Ana disse...

Ainda bem que cada vem mais materiais podem ser reciclados.Cabe a cada um fazer essas reciclagem,pois infelizmente ainda conheço muitas pessoas que apenas por preguiça não reciclam.
Mas claro que vamos tentar mudar isso!

gabriel disse...

olá malta,
os Pioneiros do agrup. 0004 do CNE de vila das aves tambem colaboram neste projecto.Para mais imformações consulte o nosso blog, pioneirosaves.blogspot.com