quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

O divórcio causa danos ambientais

Dois investigadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, resolveram dedicar-se ao tema.A conclusão? Quando o amor acaba e vai cada um para o seu lado, o planeta também sofre.

Peguemos no exemplo dos EUA: cerca de 73 mil milhões de quilowatts/hora de electricidade poderiam ter sido poupados, só no ano de 2005, se a eficiência do consumo energético nos lares de pessoas divorciadas fosse a mesma registada nas suas antigas casas.
A separação implicou ainda, no mesmo período, a utilização de 38 milhões de novos alojamentos, assim como o aumento do consumo de energia eléctrica e água.

O divórcio pode multiplicar por dois a utilização do sistema de aquecimento central, a lavagem da roupa de cama e o número de frigoríficos ligados à corrente, por exemplo.

É por isso que, com o número de divórcios a aumentar, os cientistas recomendam que "os governos tenham em conta o custo total dos divórcios quando desenham políticas ambientais".
A boa notícia é que, quando aqueles que estão separados voltam a apaixonar-se, incluindo assim novas pessoas em casa,o consumo extra de recursos volta a cair.

in Público

Sem comentários: